20 agosto 2009 às 15:15

Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito termina com elaboração de Carta

Após os debates, que contou com a participação de órgãos gestores da saúde, educação, segurança pública e sociedade civil organizada, foi elaborada e assinada a I Carta do Fórum, com estratégias a serem adotadas pelos municípios durante a Semana Nacio…

Impacto da violência e álcool no trânsito foram temas de palestras e debates no segundo dia do I Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito, realizado na Escola Tempo Integral Padre Josimo, pela Prefeitura de Palmas e parceiros, através da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM).


 


De acordo com a Dra. Ednilsa Ramos de Souza, doutora em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz , as  taxas elevadas de mortes em acidentes de trânsito e internações  causam  um ônus à economia e a saúde publica.” A maioria são jovens do sexo masculino, que deveriam estar em produtividade”, explica ela.  


 


Já o presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Trânsito (ABPTRAN), Julyver Modesto, fez uma abordagem sobre as mudanças que ocorreram após a criação da Lei Seca. Segundo ele, a lei deve ser cumprida, mas ainda há dificuldades para interpretá-la, devido suas nuances, até mesmo pelos órgãos que atuam no trânsito.


 


Segundo Modesto, a sociedade precisa ser fiscalizada, pois algumas pessoas ainda insistem em misturar bebida e direção. “É preciso que as pessoas percebam a necessidade de mudanças e isso se faz com mudança de comportamentos”, enfatiza.


 


Após os debates, que contou com a participação de órgãos gestores da saúde, educação, segurança pública e sociedade civil organizada, foi elaborada e assinada a I Carta do Fórum, com estratégias a serem adotadas pelos municípios durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece em setembro.