Fórum Permanente da Educação de Palmas promove reunião plenária nesta terça-feira, 25
Com objetivo de dar continuidade às discussões para a sistematização do Documento Base do Plano Municipal de Educação, o Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE- Palmas) promove mais uma reunião plenária nesta terça-feira, 25. O encontro será realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, de 8h às 12h e de 14h às 18h. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Participam da reunião, além dos membros do FE-Palmas, a Comissão de Estudantes eleita no Fórum de Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Palmas (FERMEP) e membros dos conselhos escolares das unidades educacionais. Na pauta da reunião estão: a apresentação da Comissão de Estudantes e das propostas levantadas por eles para o Plano Municipal de Educação (PME), apresentação das metas e estratégias que estão sendo sistematizadas pelas comissões temáticas, a partir das propostas levantadas na I e na II Conferência Municipal, para composição do Documento Base do PME.
Segundo a coordenadora do Fórum, Luzenir Poli Coutinho da Silveira, no primeiro momento da reunião serão apresentadas as metas e estratégias de sistematização pela Comissão Temática da Educação Básica e, em seguida, pela Comissão Temática da Diversidade e Inclusão.
O Fórum
O Fórum Permanente da Educação de Palmas foi instituído por meio da Lei nº 1911, de 10 de agosto de 2012. Em 2012, organizou a I Conferência Municipal de Educação de Palmas, onde apresentou um breve diagnóstico da Educação para levantamento de propostas para a elaboração do Documento Base que, após ser votado em nova conferência, será entregue ao Prefeito, como Chefe do Poder Executivo, para análise e encaminhamento à Câmara Municipal.
Em 2013, consolidou a sistematização do relatório das propostas levantadas e organizou a II Conferência Municipal de Educação de Palmas, que se constituiu etapa da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, qualificando o debate acerca das competências do município no Sistema Nacional de Educação, por meio da participação popular, da cooperação federativa e do regime de colaboração.