
Fundação Cultural de Palmas lembra o Dia do Livro
A Capital conta com três bibliotecas públicas que estão sendo reorganizadas e modernizadas.
Comemorado no dia 29 de Outubro, o Dia Nacional do Livro tem por finalidade destacar o papel da leitura não só na formação estudantil, mas também durante toda a vida. Nesse dia, a Fundação Cultural de Palmas lembra a importância do livro como meio de adquirir conhecimento, informação e contribuir com o crescimento da linguagem e escrita.
Para a bibliotecária Regina Garcia, que tem mais de 15 anos no segmento, a leitura abre um leque de conhecimentos. “O livro transmite saberes de geração para geração. Eu amo a minha profissão e incentivo as pessoas a ter o hábito pela leitura”, relatou.
“O livro é um meio importante de comunicação, no processo de transformação do ser humano. O livro proporciona evolução e ainda desenvolve o senso crítico e a criatividade, por esta razão a FCP está fazendo novas aquisições de obras”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson Alves.
Bibliotecas Públicas
A Capital conta com três bibliotecas públicas para atendimento a sociedade, como a Biblioteca Jaime Câmara, a primeira de Palmas que fica no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (atualmente em reforma), a Biblioteca Pública de Taquaralto e a de Taquaruçu. Todas vinculadas à Fundação Cultural de Palmas.
“Atualmente estamos modernizando e reorganizando o acervo das bibliotecas. Estamos modernizando com a catalogação do material para facilitar o quantitativo e localização do material na estante, isso está ocorrendo por meio do uso do Sistema de Bibliotecas da Prefeitura de Palmas”, explicou o presidente Gerson Alves.
Nestas bibliotecas o acervo é composto por livros de diversas áreas do conhecimento, como obras literárias, biografias, crítica de arte, periódicos (revistas), enciclopédias, gibis, dicionários comuns e dicionários técnicos. As bibliotecas oferecem vários serviços, como empréstimos de livros, ambiente para leitura local, disponibilidade de computadores para uso em pesquisa na internet, ambiente infantil e uma equipe qualificada para auxílio à pesquisa do usuário.
“Eu gosto muito de estudar nas bibliotecas públicas. Gosto do ambiente silencioso. Sou motivada por si mesma, e desta forma amo a leitura”, disse a estudante, Hellen Kassia Matos.
Histórico
Segundo a Associação Brasileira de Difusão do Livro, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro”, por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. A Biblioteca Nacional foi transferida para o Brasil em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.