
Fundação Cultural de Palmas realiza 4ª Roda Literária na sexta-feira, 18
Aberto ao público, às 19 horas, evento contará com o lançamento de livros, debate, declamação de poemas e música ao vivo
As portas da Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara estão abertas para os escritores palmenses, nesta sexta-feira, 18, às 19 horas, quando acontecerá a 4ª edição da Roda Literária, com o tema ‘Reflexões e Práticas de Escritores’. O evento, realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), contará com o lançamento de livros, debate, declamação de poemas e música ao vivo com a pianista Aline Martins. A programação será mediada pela escritora Francisquinha Laranjeiras.
Entre os lançamentos literários, estão as obras: ‘Dançando com a Menô, de Gislene Camargos, ‘Estátua Viva’, de Felipe Milhomem e ‘Sobre Coisas Que Nos Edificam’, de Cleude Guedes.
A ação visa fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes de Palmas. Para participar da roda, basta comparecer na Biblioteca Jornalista Câmara, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Também será obrigatório apresentar o comprovante de vacina na entrada, como consta no decreto Nº 2.137, de 13 de janeiro de 2022.
Felipe Milhomem
Felipe Milhomem apresenta em seu primeiro livro ‘Estátua Viva’ – poemas sobre as angústias de um jovem estudante que deixa o ninho familiar no interior para encarar as aventuras e desventuras da Capital Palmas e o início do ensino superior, marcando assim o começo da vida adulta do escritor. Aos 20 anos, ele escreve com frequência e é natural de Gurupi, onde participou dos festivais de talentos do Instituto Federal do Tocantins nas categorias teatro e literatura, além de integrante do grupo de teatro melodramático ‘Médio Drama’, projeto de extensão dos estudantes do curso de artes cênicas.
Francisquinha Laranjeiras
Durante sua vida profissional dedicou-se à cultura tocantinense como professora, coordenadora e diretora de patrimônio histórico cultural, pesquisadora, cientista cultural e escritora. Publicou as obras literárias: ‘Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia – século XIX (2006)’; ‘Nas Águas do Araguaia – a navegação e a hibridez cultural (2008)’; ‘Taquaruçu (2010)’. Dentre vários artigos escreveu O caminho do Sertão e A formação das cidades ribeirinhas do Araguaia. Participante do Laboratório de História e Estudos Multidisciplinares de Ambientes (LHEMA): As cidades e os rios brasileiros.
Cleude Guedes
Cleude Guegues é bibliotecária da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, além de artista e escritora. Ela tem cinco livros lançados. Natural de Ananás (TO), mãe de duas filhas, graduada em letras-português, pós-graduada em coaching, mediadora de leitura, contadora de histórias, cursando especialização em Contação de histórias. Entre seus livros lançados estão: ‘De repente um poema’, ‘Ímpetos de Borboleta’, ‘Cabelo de trança’, ‘Relatos do projeto de contação de histórias Estrela Estrelinha’.
Gislene Camargos
Gislene Camargos é professora e escritora. Já atuou como gestora escolar, professora nas redes municipal e estadual de educação e em universidades públicas e privadas. Também trabalhou na Biblioteca Indústria do Conhecimento.
É autora dos livros ‘Rosas e Jabuticabas’, ‘Amor em quarentena’, ‘Dançando com a Menô’, ‘A menina que engolia sementes’, ‘Fruta temporã’ ‘e ‘Batom no dente’. Como escritora e produtora cultural, ela desenvolve também os projetos: ‘Rosas e jabuticabas por aí…’ e ‘Esparramando amor, livros e poesia por aí…’. Atualmente, trabalha na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara – Assessoria de Projetos de Leitura e Artes.
Programação
Tema: Reflexões e práticas de escritores
Recepção musical com a pianista Aline
Mediação: Francisquinha Laranjeiras
19 horas – Fala institucional (representante da FCP)
19h30 – Relatos de experiência da mediadora Francisquinha Laranjeiras; debate sobre os livros lançados no evento
20h10 – Lançamento dos livros ‘Dançando com a Menô’ de Gislene Camargos, ‘Estátua Viva’, de Felipe Milhomem e ‘Sobre coisas que nos edificam’, de Cleude Guedes. Declamação ao vivo de um poema pelo(as) autor(as)
20h30 – Momento de integração entre os participantes da roda literária
21 horas- Momento de venda, autógrafos e dedicatórias
Encerramento