Fundação Cultural lança novo edital para concessão de contêineres com condições especiais
Órgão concederá uso do material para exploração comercial nas áreas de sorveteria, açaiteria, livraria, sebo, loja de artesanato, cafeteria, lanchonete, bistrô e galeria de artes
Esse é o momento para os empreendedores palmenses investirem no Parque das Artes, área anexa ao Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A Fundação Cultural de Palmas (FCP) está com licitação aberta para a concessão de uso de oito contêineres instalados no local. Um novo edital com condições mais acessíveis foi lançado e estabelece mensalidades com valores 80,15% mais baixos, além de período de um ano de carência. A data da licitação é dia 19 de junho e todos os detalhes podem ser conferidos aqui.
De acordo com o edital, a FCP concederá o uso dos contêineres para a exploração comercial nas áreas de sorveteria/açaiteria, livraria/sebo, loja de artesanato, cafeteria, lanchonete, bistrô e galeria de artes. A permissão para exploração comercial será de 60 meses mediante ao pagamento de uma taxa mensal, após 12 meses de uso, conforme o tamanho do contêiner.
A concessão faz parte do processo de implantação e implementação do Parque das Artes, museu a céu aberto localizado na área anexa ao Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, inaugurado em 2022 com a realização do projeto Janelas Casa Cor e em dezembro do Natal Cidade Encantada. Ressaltando que os contêineres que serão concedidos são resultados da contrapartida do Janelas Casa Cor pelo uso do espaço público.
Das condições especiais
De acordo com o novo edital, ficou estabelecido que os empreendedores terão uma carência de doze meses para a ocupação não remunerada dos contêineres, para propiciar ao licitante condições de ambientar e equipar seu empreendimento. A partir do décimo terceiro mês, a ocupação passa a ser remunerada, conforme os valores ofertados, que se caracterizarem como melhor proposta.
Confira todas as informações no edital.
Parque das Artes
Idealizado para ser uma extensão do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, o Parque das Artes foi concebido para exibir esculturas ao ar livre e fazer uma conexão entre dois equipamentos públicos de cultura, o Espaço Cultural e a Feira da 304 Sul ao grande eixo-viário da cidade, a avenida Teotônio Segurado. A proposta, além de integrar os espaços públicos, deverá ampliar seu uso, levando a uma maior apropriação por parte da população.
Além de um local para exibição de artes visuais, o Parque das Artes visa ser um espaço para convivência, que abrigará cafés, lanchonetes, sebos, lojinhas de artesanatos, entre outras. “Vamos ampliar o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e as possibilidades de uso desse equipamento público e suas imediações, um local para o lazer, a cultura e a convivência como foi idealizado”, conta o presidente da FCP, Giovanni Assis.
Além do Janelas Casa Cor, o Parque das Artes já recebeu o Natal Cidade Encantada em 2022 e 2023, quando foi inaugurado o monumento ‘Para Sempre Luz’, em homenagem às vítimas da covid-19. Os demais monumentos do Parque serão construídos por meio de edital de chamamento público.