17 junho 2009 às 17:17

Fundação de Ensino, Ciência e Tecnologia e Instituto Tecnológico Federal firmam parceria para implantação de curso

As instituições estão juntas no planejamento do curso de moda e design, a ser implantado em Palmas. A parceria é resultado da reunião realizada nesta terça, 16, com os diretores dos dois institutos.

Após reunião com a reitoria do Instituto Federal Tecnológico – IFTO, realizada na última terça-feira, 16, a Fundação de Ensino Ciência e Tecnologia – FMECT consolida mais uma parceria. Desta vez, as instituições estão juntas no planejamento do curso de moda e design, a ser implantado em Palmas. “O Instituto Federal irá estudar o formato pedagógico do curso e suas demandas e contará com a participação orgânica da Fundação”, revelou o titular da FMECT, professor Paulo Fernando Martins.


 


O Instituto Federal do Tocantins possui uma parceria com a New Brunswick College of Craft and Design (Universidade de Arte e Design), uma conceituada universidade de ensino de moda e design do Canadá. A proposta é viabilizar um intercâmbio entre os profissionais desta instituição e representantes da Fundação Municipal de Ensino, em prol da implantação do curso de moda e design.


 


Para o professor Paulo Fernando Martins, a Fundação tem um papel fundamental nesse processo de articulação e operacionalização desse curso em Palmas. “Criar condições para que este curso seja implantado é contribuir com o sucesso do Pólo de Confecções, além de fortalecer o ensino superior tecnológico da Capital”, avaliou.


 


Já para a reitora do IFTO, professora Maria da Glória Santos Daia,  e para o assessor da New Brunswick College of Craft and Design, professor Craig Schneider, essa parceria será crucial para o desenvolvimento da região, principalmente, porque a região Norte será pioneira nesse tipo de qualificação profissional. “O professor Schneider pretende, com essa parceria enviar alguns professores da Universidade do Canadá para Palmas, para que possamos implementar a abordagem utilizada por essa instituição, que vem sendo copiada por vários centros tecnológicos de moda”, concluiu a reitora.