16 abril 2009 às 15:55

Fundação de Ensino, Ciência e Tecnologia realiza visitas a instituições de Ensino Superior em Palmas

Depois de visitar a Unitins, a Universidade Federal do Tocantins e o Instituto Federal do Tocantins, antiga Escola Técnica Federal, a equipe gestora da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia (FMECT) se prepara para reuniões com instituições particulares de Ensino da Capital. “Já fizemos contatos e oficializamos nossa solicitação de agenda para reuniões com os responsáveis por estas instituições”, disse o titular da FMECT, Paulo Fernando Martins, acrescentando que a expectativa é de que o encontro aconteça nos próximos dias.


 


Ele explica que o objetivo das visitas é apresentar a FMECT às instituições de ensino superior sediadas em Palmas, buscando estudar possíveis parcerias para fortalecer, desenvolver e expandir o ensino superior da Capital. A equipe técnica da Fundação que promove esses encontros é formada pelos diretores de Ciência e Tecnologia, Renato Pinheiro Torres, e de Ensino, Marizângela Reis, além do presidente do órgão, Paulo Fernandes.


 


As reuniões anteriores, realizadas com as instituições públicas de Ensino, foram muito produtivas, segundo Paulo Martins. Na UFT, por exemplo, a equipe da Fundação se reuniu com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira, para apresentar o órgão e discutir parcerias. Já durante visita ao Instituto Federal do Tocantins (IF-TO) ficou acordado que as duas instituições desenvolverão ações em conjunto para ampliar a oferta de estágios para os alunos do Instituto Federal, incluindo-os nos projetos da FMECT.


 


As atividades que serão realizadas entre as instituições pretendem envolver professores e alunos nos centros de inclusão digital da FMECT, fomentar entre pesquisadores do IF o debate acerca da política municipal de Ciência e Tecnologia, e ampliar a oferta de cursos que venham a colaborar com as políticas de desenvolvimento econômico e social do governo municipal.


 


Já a reunião com os profissionais da Unitins, realizada também com o mesmo objetivo, proporcionou uma maior aproximação das esferas municipal e estadual, segundo Paulo Fernando Martins. “Esse encontro resultou na criação de um espaço permanente de diálogo que viabilize a implementação de parcerias envolvendo pesquisadores da instituição no processo de reflexão acerca dos problemas de Palmas e do fortalecimento do Pólo Universitário”, avaliou.


 


A Fundação


Amparada por Medida Provisória, a Fundação Municipal de Ensino, Ciências e Tecnologia surge com a proposta de estimular a pesquisa científica e criar condições para o desenvolvimento do ensino tecnológico superior. A equipe técnica da Fundação já elaborou a minuta da lei de criação do órgão e a apresentou ao Executivo Municipal para avaliação. A expectativa é de que ainda esta semana a Procuradoria Geral do Município emita parecer sobre a proposta apresentada. Em seguida, o projeto de lei será encaminhado ao Legislativo Municipal para aprovação e sanção do prefeito Raul Filho.