16 março 2022 às 18:00

Fundação de Meio Ambiente participa de mutirão de limpeza no Lago de Palmas

Ação faz parte do Programa Rios + Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, que acontece neste sábado, 19

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) participa neste sábado, 19, do mutirão de limpeza no Lago de Palmas, por meio do Programa Rios + Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, que chega a Palmas. A atividade inicia às 08 horas, na Praia da Graciosa e antecipa as comemorações do Dia da água, celebrado em 22 de março.

Além da Graciosa, também recebem o Mutirão a Praia das Arnos, Praia do Prata e ilhas. A expectativa é que mais de 100 pessoas participem das ações, uma vez que além do Município, por meio da FMA, o Programa conta com a adesão de órgãos ambientais do Estado e entidades e empresas da iniciativa privada.

Na ocasião a Fundação de Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) assinam uma carta de intenções com o objetivo de implantar em Palmas uma Central de Logística Reversa. Também está previsto para a data a concessão do Selo Abree, que atesta ao município de Palmas o comprometimento na implementação da logística reversa de eletroeletrônicos.

A expectativa, segundo o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Chaves, é que mais do que a limpeza do Lago de Palmas, o Mutirão desperte na comunidade o sentimento de pertencimento e responsabilidade.

“O Lago de Palmas, embora não pertença a uma pessoa em particular, é um patrimônio de valor inestimável para a cidade. E, embora ainda abundante, a água é um recurso natural não renovável e essencial à vida. Por isso a necessidade de preservá-la”, destacou Chaves.

 

Rios +Limpos

O programa “Rios + Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro de 2021 e já passou por importantes rios brasileiros, com destaque para ação no Pantanal, que retirou de uma só vez dez toneladas de resíduos de rios da região. O programa faz parte da Agenda Ambiental Urbana e tem o objetivo de incentivar ações de despoluição dos rios, limpeza e coleta de lixo, além da implementação de sistemas de tratamento adequado.

Em Palmas, além da FMA também são parceiros do Programa a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação dos Proprietários de Catamarã.