
Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas firma parceria com GMP e Marinha para atuação em conjunto no período da piracema
Instituições irão atuar com escala de trabalho entre o dia 1º de novembro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026 no Lago de Palmas
Dando início ao planejamento de atuação durante a piracema 2025/2026, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) se reuniu na última sexta-feira, 22, com a Guarda Metropolitana Ambiental e Marinha do Brasil. As três instituições firmaram uma parceria em que irão atuar com uma escala de trabalho. O intuito é dividir as ações e as frentes de trabalho para que assim seja feita uma cobertura completa no Lago de Palmas.
O período de reprodução dos peixes no Tocantins se dá entre o dia 1º de novembro deste ano e o dia 28 de fevereiro de 2026, sendo necessária a fiscalização e a educação ambiental para evitar a pesca predatória.
De acordo com o presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, a Marinha deve contribuir com as embarcações, a Guarda Metropolitana Ambiental com os fiscais e a Fundação irá realizar ações educativas para conscientizar e orientar a população.
O grupo formado pela FMA, Marinha do Brasil e Guarda Metropolitana Ambiental também vai trabalhar em conjunto com as demais instituições responsáveis pela piracema, tais como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Iara Cruz


