Fupact entrega computadores para promoção de inclusão digital
A primeira quinzena de outubro vai marcar uma nova fase nas atividades da Associação de Mulheres em Ação de Palmas localizada na 503 Norte. É que no período, a entidade dará início ao curso permanente de informática com os computadores que recebeu nesta quarta-feira, 22, da Fundação Palmas de Ensino, Ciência e Tecnologia – Fupact. O ato vai possibilitar a promoção da inclusão digital a 60 pessoas, inicialmente.
O kit entregue pela Fupact tem cinco máquinas novas, todas com monitores LCD. Segundo a presidente da Associação, Francisca Lima Barros, os beneficiados serão os jovens e as mulheres carentes. Francisca Lima não escondeu a satisfação pela parceria firmada com a Fundação. “Para nós é uma grande conquista, pois a informática é fundamental na vida de qualquer pessoa hoje em dia”, comentou a presidente. “Dia 10 de outubro vamos abrir as inscrições para o curso”, completou.
Para o presidente da Fupact, Paulo Fernando, a ação da Prefeitura, ao doar as máquinas, contribui com o Estado na promoção da inclusão digital. “É uma ação fundamental a da Prefeitura junto ao Tocantins, que está entre os cinco estados com menor nível de inclusão”, afirma. Conforme Paulo, outras associações interessadas também podem ser beneficiadas com as parcerias, bastando para tanto, ter espaço físico, assegurar energia elétrica, água, banheiros e ventilação adequada.
“A Fundação garante o kit de máquinas, o suporte técnico e os cursos de inclusão”, revelou o presidente.”Não é um projeto assistencialista, pois requer da comunidade uma ação para execução dos trabalhos”, garante.
Benefícios
Em sua sede, na 503 norte, a Associação das Mulheres em Ação já beneficiou mais de 900 pessoas desde que foi fundada, em 2006. Diversos cursos foram realizados, entre eles o de bijuteria, informática, oficina de produção de sabão e bazar de roupas e calçados usados.
O projeto mais recente é o Tec Jovem, criado para ajudar adolescentes que estão saindo do 9º ano do Ensino Médio, a conquistar uma vaga nos cursos do Instituto Federal do Tocantins – IFTO. Entre as ferramentas do Tec Jovem há uma apostila desenvolvida por professores voluntários, com cerca de 300 páginas, com os conteúdos solicitados pelo Edital do IFTO. Além da apostila, os alunos ainda recebem apoio nas aulas de matemática, português, história, geografia, entre outros.