Gastos de início de ano: Comparação de preços e orçamentos ajuda na negociação de valores, orienta Procon
Cobrar a nota fiscal detalhada e conferir o que foi usado de material no ano anterior são algumas das recomendações importantes para o consumidor
Janeiro é mês em que tradicionalmente se concentram compras e prazos
para renovação de serviços de educação, seguros e o vencimento de alguns
impostos. O que naturalmente aperta o orçamento do consumidor. Para não
deixá-lo em desvantagem, o Procon Palmas dá algumas orientações que podem
auxiliar neste período, tanto a economizar quanto a evitar problemas
decorrentes da falta de informação sobre relação de consumo.
A primeira dica é útil para qualquer necessidade, mas perfeitamente
visualizada nas papelarias e instituições financeiras que vendem seguros. “A
comparação de preço é a principal ferramenta do consumidor. A variação é grande
de um estabelecimento para outro, especialmente, em um mês com grande procura”,
alerta o superintendente do Procon Palmas, Dulcélio Stival.
Consultar preços para o perfil de serviços que você necessita dá ao
consumidor o poder de negociação ideal para se obter descontos no prestador de
sua escolha.
No caso de papelarias, uma compra mais racional e econômica pode ser
garantida se o consumidor tiver a ciência do seu orçamento e foco na
funcionalidade dos materiais escolares. Isso porque produtos com personagens de
marca registrada são naturalmente mais caros que produtos de mesmas
características sem personalização. “Muitas vezes aquele produto mais caro pode
ter até características inferiores às de outro produto sem personagem. Por isso
a comparação precisa ser feita com atenção”, alerta o superintendente.
Em bancos e seguradores, solicitar um orçamento, conforme o seu perfil e
necessidade, pode ser uma forma de comparar serviços e propostas. “Nestes
casos, a negociação é sempre cabível. Com informação na mão do que os
concorrentes oferecem, o consumidor pode pedir propostas que podem cair melhor
em seu bolso ao prestador de sua preferência”, aconselha Stival.
Nota fiscal detalhada
Outro conselho importante é solicitar nota fiscal de todo serviço e
compra realizada, seja sobre a revisão de veículo ou a compra de produtos, por
exemplo. Na nota devem estar identificados tanto o prestador ou vendedor quanto
o consumidor ou recebedor do serviço, assim como estar descritos todos os
produtos e serviços comercializados. Assim, podem ser evitados problemas caso
seja necessária devolução ou queixa futura já que notas genéricas podem
dificultar a comprovação da aquisição.
Prestação de contas da escola
No caso da lista de material escolar solicitada pelas escolas, estas
também devem estar detalhadas. Como costumam ser extensas, o pai ou responsável
pelo aluno também precisa saber que é possível, sim, reaproveitar material
escolar do ano anterior, inclusive, da relação de materiais que ficam sob
responsabilidade da escola. “Os pais podem pedir verificar o que foi usado e o
que sobrou do ano anterior para realizar o reaproveitamento este ano. A escola
é obrigada a prestar conta do que utilizou e isso os pais podem solicitar não
de um ano para o outro, mas a qualquer tempo”, orienta Stival. Desta forma,
também é possível economizar.
Procon Palmas
Para seguir o perfil do órgão municipal nas redes sociais procure por
Procon Palmas no Facebook. Mais orientações o consumidor da Capital pode obter
diretamente no Procon Palmas, onde também podem ser realizadas queixas sobre
prestadores ou empresas para mediação e solução das mesmas. Quando isso não é
suficiente, processos administrativos que podem ser abertos ali mesmo.
O atendimento acontece das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira no
Resolve Palmas da Avenida JK. O Procon Palmas, inaugurado em dezembro de
2018, já faz parte do Sistema Nacional de informações de Defesa do Consumidor
(Sindec), ferramenta de monitoramento dos atendimentos realizados pela rede de
proteção do consumidor. O Procon Palmas é vinculado a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP).