Foto: 25/06/19 Local: Plenário da assembleia legislativa. Sessão solene em homenageia à nação nordestinos do Tocantins. Secretária- Deborah de Miranda Lôbo e Procuradora- Fernanda Cristina Nogueira de Lima. Foto: Regiane Rocha.
25 junho 2019 às 16:41

Gestoras de Palmas de origem nordestina são homenageadas na Assembleia Legislativa

Sessão solene em homenagem a nordestinos residentes no Tocantins lembrou legado e influências do povo nordestino a Palmas e ao Tocantins

Duas gestoras da Prefeitura de Palmas foram homenageadas nesta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa (AL), em sessão solene dedicada aos nordestinos residentes no Tocantins. A secretária de Comunicação de Palmas, Dêborah de Miranda Lôbo, e a procuradora geral do Município, Fernanda Nogueira, estavam entre os 35 nordestinos homenageados pela contribuição pelo desenvolvimento da Capital.

 

“Estou muito feliz pela homenagem e por poder contribuir para a construção de uma cidade melhor e mais próspera. Fiz tantos amigos. Muitos, inclusive, nordestinos. Aqui há muitas origens, mas me surpreendeu como o Nordeste aqui é forte”, afirmou a secretária Déborah de Miranda Lôbo. 

 

Déborah é jornalista, publicitária, turismóloga, cientista social e política. Natural de Recife-PE, a secretária tem larga experiência em comunicação empresarial e marketing político, formação esta última obtida na George Washington University.

 

Natural de Maceió-AL, a procuradora geral do Município, Fernanda Nogueira, também homenageada, pediu fim do preconceito contra o nordestino e recitou um cordel – de sua autoria – com referências a intelectuais e artistas nordestinos. “Sei que o preconceito vem de uma minoria, mas é algo que precisa ser abolido. Queremos respeito. Honremos este povo que está acostumado a construir”, disse. Fernanda tem 11 anos de experiência advogando e larga experiência no setor público. É especialista em Direito Tributário e Direito Público.

 

Raízes

 

O presidente da Assembleia, deputado Antônio Andrade, frisou o reconhecimento da Casa de Leis sobre o esforço e paixão dos nordestinos por o lar que adotaram. “Não há o que se falar sobre desenvolvimento do Brasil e do Tocantins sem falar do Nordeste e de seu povo, pela sua luta, sua resistência, hospitalidade e alegria. Por isso os nordestinos têm uma importância muito grande para o Tocantins e Palmas, já que eles ajudaram a fortalecer nossa cultura local.”

 

Representando a prefeita Cinthia Ribeiro na sessão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Carlos Braga, registrou que cerca de 40% da população de Palmas é composta por nordestinos e que esse grupo ajudou, não somente a construir a Capital, mas a também forjar a cultura local. “O nordestino é um bravo, pois não tem medo da adversidade. Muitas vezes ele deixa a sua terra e sua família em busca de oportunidades, mas assim que consegue uma melhoria, ele retorna para apoiar aqueles que ficaram”, enfatizou Braga.

 

Entre os demais homenageados estão professores, pioneiros, empresários e personalidades locais, nascidas em todos os estados do Nordeste. O vice-governador Wanderley Barbosa e o presidente da Associação Nação Nordestina, Walter Simões, também estiveram presentes na sessão.