08 novembro 2017 às 13:48

Gestores de Jaboatão dos Guararapes visitam Palmas para conhecer projetos da Rede Municipal de Saúde

Trabalhos desenvolvidos pela Semus e Fesp foram destacados

Parte da equipe gestora da saúde de Jaboatão dos Guararapes (PE) está em Palmas para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Os profissionais foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 8, por coordenadores de projetos da Fesp que apresentaram a estrutura física da escola e os projetos que mudaram a atenção à saúde da população.

 

Os visitantes foram direcionados para sala de aula onde parte dos odontólogos que atendem na rede participava de formação. O grupo tirou dúvidas sobre atendimentos, abrangência do serviço entre outros. A odontóloga da rede Vânia Santos, que atende no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arno 42 e há dezessete anos atua no município, explicou que a troca de experiências tem sido fundamental para o bom desempenho do trabalho. “Nesses momentos de formação nos reunimos com profissionais de vários CSCs e muitas vezes notamos que passamos pelas mesmas dificuldades e dúvidas no dia a dia do trabalho. Com os encontros temos a possibilidade de trocar informações e muitas vezes conseguimos resolver muitas situações que são similares com êxito. E essa troca de experiência diminui recursos, tempo e, consequentemente, traz melhoria no atendimento oferecido à comunidade”, destacou a odontóloga.

 

“Tem muita coisa empolgante aqui, que nos entusiasmou a vir a conhecer o trabalho da saúde. Palmas é um caso bem-sucedido de como educação permanente mudou a cara do município, melhorou a rede de atenção à saúde e a qualidade do trabalho oferecido à população. Queremos conhecer o respaldo jurídico na criação da Fesp para que possamos também criar a escola de saúde pública de Jaboatão”, ressaltou a gerente de gestão no trabalho e educação na saúde de Jaboatão, Vivian Alves.

 

“Nossa intenção é conhecer o trabalho realizado em Palmas, em especial a educação permanente dentro da saúde. Queremos saber de que forma a gestão está estruturando o serviço e como Palmas tem qualificado os servidores da saúde”, pontuou a secretária-executiva de saúde de Jaboatão, Renata Galdino.

 

A coordenadora da Fesp, Juliana Bruno, apresentou a equipe e os projetos desenvolvidos pela escola. E entre os que chamaram a atenção estiveram os de residências em saúde e o Consultório Rua. “Hoje temos 16 projetos em execução e quatro deles são berço para execução dos demais. Estamos muito satisfeitos em poder receber a equipe de Jaboatão, esperamos que a visita seja produtiva para ambos”, salientou.

Tags: