12 novembro 2013 às 13:21

Gestores participam de mais uma etapa do programa de Modernização Escolar nesta quarta-feira, 13

Professores/gestores da rede municipal participam nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo, do terceiro encontro do Módulo I – Formação de Equipe para Alta Performance em Gestão Escolar –, do Programa de Modernização da Gestão Escolar em Palmas, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, através da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP). Noventa professores/gestores são contemplados neste encontro que acontece das 8 às 12h30 e 13h30 às 18h30.


Este módulo terá carga horária de 20 horas/aula, e será ministrado pelo professor, especialista em Comportamento Organizacional e Consultoria Empresarial, João Bosco Castro Araújo. Terá como objetivo orientar o gestor escolar a trabalhar em equipe.


Para Araújo, este módulo irá proporcionar aos professores/gestores tomarem decisões em grupo. Segundo ele, a maneira pela qual uma equipe decide é uma questão importante para o bom funcionamento das escolas. “Neste módulo os professores/gestores experimentarão que em um trabalho em equipe existem ideias diferentes e as divergências não podem impedir o compartilhamento dessas ideias”, pontua.


De acordo com a diretora da EGP, Vanderlúcia Monteiro, desenvolver uma capacitação dessa magnitude tem sido um grande desafio para a EGP. “Sempre ministramos cursos de capacitação aos nossos servidores, mas nenhum foi tão grandioso como este, que formará uma equipe de alta performance para atender a rede escolar”, ressalta.


  Programa de Modernização da Gestão Escolar 

O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa. Os selecionados foram divididos em três grupos de 30 e cada equipe irá para um país participar do intercâmbio. Quatro nações fazem parte do programa: Coréia do Sul, Cingapura, Finlândia e Itália. Os aprovados passarão uma semana no exterior com aulas de 10 horas diárias ministradas em inglês, com tradução simultânea para o português.