
Grávidas e puérperas comparecem ao dia ‘D’ da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 15
Público será incorporado na agenda da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19, a partir desta sexta-feira, 16
A dona de casa Rosângela Bezerra, de 26 anos, está no sétimo mês de gestação do segundo filho e comemorou o retorno da imunização contra a Covid-19 para as grávidas sem comorbidade. “Esse dia é muito importante. É uma esperança de mais segurança”, destacou. A funcionária pública Cleunice Fernandes Sousa, 40 anos, é puérpera e esperava ansiosa para que retornasse a autorização para vacinar. “Aproveitei que retornaram com a vacina para a gente que não tem comorbidades para poder me vacinar. É um dia muito feliz”, disse.
Rosângela e Cleunice fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 e puderam se vacinar nesta quinta-feira, 15, durante um dia ‘D’ exclusivo para elas, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em 17 Unidades de Saúde da Família (USFs). A imunização deste grupo será incorporada à Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira, 16.
Nesta quinta, as USFs acolheram gestantes e puérperas sem comorbidades para avaliar, consultar e prepará-las para a vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), em nota técnica em que incluiu o grupo. Ainda, em conformidade com as orientações do MS, as gestantes que tomaram a 1ª dose da vacina Astrazeneca deverão aguardar 45 dias após o parto para receberem a 2ª dose.
O gerente das Linhas de Cuidado da Atenção Primária da Semus, Ilton Batista Salgado Júnior, afirma que a pasta se organizou com muito carinho para acolhê-las, pensando na melhor fluidez do atendimento. “É um público muito especial que necessita de maiores cuidados por conta do período de gravidez e puerpério durante a pandemia da Covid-19. Além disso, capacitamos nossas equipes para orientar e organizar essas mulheres quanto à emissão de documentos e atendimento para a vacina”, afirma.
Documentos
Para ser atendida, a gestante e a puérpera deverão apresentar documento com avaliação médica individualizada, que comprove que foi orientada sobre os riscos e benefícios, para a tomada de decisão. Este documento deve ser solicitado ao médico, seja da rede pública ou privada, que faz o acompanhamento. Além disso, elas devem levar documentos pessoais (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina e a caderneta da gestante (para as grávidas) ou a declaração de nascido vivo ou natimorto para puérperas. A gestante com comorbidade também deve apresentar declaração ou laudo médico que comprove a comorbidade.