09 fevereiro 2009 às 14:57

Guarda Metropolitana de Palmas comemora 16 anos de prestação de serviços à comunidade

A data será comemora

A população palmense conta há 16 anos com os serviços de proteção e segurança prestados pela Guarda Metropolitana municipal. A data será comemorada por todo o efetivo da GMP juntamente com autoridades estaduais e municipais e a comunidade, na próxima segunda-feira, 09, a partir das 19h, na grande Praça do Espaço Cultural de Palmas.


 


A corporação foi criada em 09 de fevereiro de 1993 através da lei complementar nº. 001 e conta hoje com um efetivo de 232 guardas. A Guarda Metropolitana atua em defesa dos bens públicos municipais, serviços e instalações e em apoio às atividades de segurança pública, em parceria com outras instituições do setor.


 


Na atual gestão do prefeito Raul Filho, mudanças foram implementadas valorizando a corporação e garantindo melhores condições de trabalho em defesa do cidadão. “O trabalho prestado pela Guarda Metropolitana de Palmas, em nossa administração, deixou de ser apenas de preservação e vigilância do patrimônio público e passou a fazer parte da força de segurança da cidade. Em parceria com as polícias Militar, Civil e Federal atua no policiamento ostensivo”, enfatizou Raul.


 


Em 2008, parte do efetivo da Guarda Metropolitana de Palmas foi licenciado para o uso de armas de fogo e, neste ano, a meta é concluir a expedição dos portes de arma, ampliar o Sistema Guardião Eletrônico, estruturar a Defesa Civil e elaborar o projeto do novo Quartel da Guarda Metropolitana.


 


Programas


 


O Efetivo atual da Guarda Metropolitana é de 200 guardas do grupo operacional e 32 do Grupo Especial (Banda de música), que mantêm uma escola de música – projeto de inclusão social e cultural voltado a crianças do município.


 


O Guardião Escolar atua em 09 Escolas Municipais, através de 17 guardas metropolitanos sendo que destas duas são de Tempo Integral e uma de extensão ampliada atendendo diretamente 7.863 alunos e 756 servidores, totalizando 8.619 pessoas atendidas pelo Guardião Escolar.


 


Já o Grupamento Ambiental conta com um efetivo de 17 guardas especializados, que promovem a educação ambiental, por meio de palestras e reuniões com a comunidade. Além disso, o grupo desenvolve mecanismos de proteção do meio ambiente, através de rondas de rotina e de operações conjuntas com os outros órgãos (Secretaria de meio Ambiente, Naturatins, CIPAMA, IBAMA, DEMA e outras instituições não governamentais).


 


Programação de aniversário


 


Na programação da festa, estão previstos a entrega de três novas viaturas à corporação, entrega de honrarias aos ex-comandantes da GMP, entrega de troféus aos vencedores do Campeonato de futebol, promoção de guardas e outras atividades festivas.


 


Confira os principais avanços do setor:


 


Criação da Gerência Especializada na Fiscalização Ambiental no Município de Palmas;


Convênio com a Polícia Federal e Armamento da Guarda Metropolitana;


Aquisição de 09 veículos sendo 03 Pálios, um caminhão de combate a incêndio, 04 Ranger e 01 Corsa;


Conquista de área para a construção da sede definitiva do Quartel da GMP;


Aprovação do Plano de Cargos Carreira e Salários da Guarda Metropolitana;


Promoção de Guardas de Classe A a B, de B a C e de C a Subinspetor;


Aquisição de Equipamentos de informática;


Aquisição de Equipamentos de segurança, como coletes a prova de balas, tonfas, algemas;


Construção de uma sala de aula climatizada, destinada à promoção de reuniões, palestras e cursos de capacitação;


Criação da progressão horizontal como forma de valorização do servidor efetivo;


Criação da Ouvidoria, através da Lei 152 / 2007;


Criação da Corregedoria, através da Lei 151 / 2007, com a finalidade de apurar possíveis irregularidades praticadas pelos servidores da Guarda Metropolitana;


Estruturação da Defesa Civil.