
Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro
Mobilização teve adesão de 23 membros da Guarda Metropolitana de Palmas
Vinte e três guardas metropolitanos de Palmas, incorporados este ano, protagonizaram nesta quarta-feira, 29, uma ação de cidadania que vai muito além da segurança pública: a doação de sangue. A data é uma homenagem ao ato de criação do Corpo de Guarda Municipal Permanente pelo Regente Feijó em 10 de outubro de 1831, como parte da organização da Guarda Nacional, e oficializada pela Lei nº 12.066 de 2009. A data é considerada o Dia do Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).
A iniciativa já é uma tradição na corporação. Todo ano a ação é repetida como forma de conscientizar e engajar guardas e familiares e inspirar a população a seguir o exemplo e abastecer os estoques do Hemocentro. Para o guarda Adalberto Júnior, a doação de sangue já é uma constante em sua vida. “eu já doava sangue, duas vezes por ano, antes de me tornar guarda municipal, e comemorar a data dedicada à minha profissão com um gesto que, para mim, é sinônimo de empatia e cidadania, só reforça minha certeza de que escolhi a carreira certa.”
“Nós já temos entre os novos guardas pessoas que doam sangue de forma contumaz e a nossa intenção é transformar cada um dos novos membros, desde o seu primeiro contato com o dia a dia da GMP em multiplicadores de atos de cidadania. Nosso dever é estar presentes onde quer que a população necessite e este ato complementa a nossa missão de proteger”, enfatiza o subcomandante Pires.
As doações da Guarda Metropolitana foram um alento para o Hemocentro, órgão da Secretaria da Saúde do Estado. “É muito animador vermos ações como essa, quando no dia a dia é tão difícil a captação de doadores. E cada doação que estamos recebendo terá reflexos profundamente benéficos na vida de, pelo menos, quatro pessoas que estão em situações graves nos hospitais. Nossos estoques estão baixos e contamos com ações assim, de empresas e de órgãos públicos para manter uma estrutura mínima para o atendimento”, informou o técnico de captação de Doadores do Hemocentro, Danilo Parente.
A população de Palmas pode contribuir com essa corrente do bem. Basta procurar o Hemocentro mais próximo e realizar sua doação. O Hemocentro Coordenador fica localizado na ACSU-NO 40 (301 Norte), Conjunto 02, lote 01. Há também uma Unidade de Coleta no anexo do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Texto: Luciano Moreira
Edição: Juliana Matos



