Foto: SONY DSC
18 dezembro 2014 às 20:04

Guardas metropolitanos e motoristas são capacitados quanto à direção defensiva em condições adversas

Encerra nesta sexta-feira, 19, o curso de  direção defensiva em condições de não aderência, oferecido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Escola de Gestão Pública.  Setenta e cinco pessoas, entre guardas metropolitanos e motoristas de secretarias municipais, estão sendo capacitados. As aulas práticas acontecem na pista do antigo aeroporto.

 

Durante as atividades, o instrutor, Aparecido José da Silva,  orienta o motorista   em   um veículo de passeio, adaptado com um simulador em condução em marcha de emergência de fabricação sueca,  para que o condutor  possa conduzir de forma rápida  e  segura  em condições de não aderência do carro.

 

As aulas práticas são realizadas utilizando um Skidcar, um veículo que permite alterar o grau de aderência do solo e, portanto, para simular diferentes condições climáticas adversas. Durante as aulas de frenagem e  aderência, o instrutor através de  um computador de bordo,  muda os níveis de aderência do veículo e sua estabilidade, fazendo com que o motorista perca a aderência do veículo e possa conduzi-lo  em situações adversas, como chuva,  pista escorregadia e até no gelo.

 

O instrutor Aparecido José destacou a utilização da ferramenta, “o Skid Car é uma grande ferramenta para minimizar os riscos ao volante, melhor ainda, permite fazer o mesmo treinamento em baixa velocidade e sob um grande ambiente mais seguro, mais controlado”.

 

Tags: