08 abril 2010 às 15:57

Guardas Metropolitanos participam de curso tático

No Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas foi montado um cenário especial para três dias de treinamento, ministrado pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização – CATI. Participam do curso de Progressão Tática de Alto Risco 36 guardas metropolitanos 02 soldados da Polícia Militar e um servidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Com duração de três dias, este é o segundo módulo de cinco que busca o aprimoramento de novas técnicas de atuação a serem colocadas em prática no dia a dia dos Guardas Metropolitanos da Capital. O treinamento iniciou na manhã de hoje, 08, das 8 às 12h e das 14 às 18h, e encerra neste sábado. Segundo o Tenente Coronel Antônio Joaquim Benvindo com essas capacitações a corporação terá condições de agir preventivamente e, ou, represivamente nas situações de risco.

O curso irá aumentar o nível de eficácia das ações policiais, racionalizar a aplicação de recursos humanos e materiais para o desempenho da missão, promovendo condições operacionais de pronta resposta com firmeza e competência, reduzindo riscos institucionais (pessoais e sociais) aplicando o uso seletivo da força.

Além de preparar o agente de segurança para reagir a altura em situação de stress, situação de confronto ou eminência de confronto em área de alto risco, atuando de maneira eficaz na preservação da vida e do patrimônio, respondendo a altura da legalidade a ameaça imposta pelos delinqüentes.

Na oportunidade haverá simulações de adentramento em áreas de risco com reféns, derrubada de esconderijos, imobilizações, resgates, gerenciamento de crises e outras situações. “Tudo para garantir a integridade física da vítima e do agressor, aumentando assim as chances de sucesso na solução de eventos críticos”, frisou Benvindo.

Sobre o CATI

O Centro Avançado em Técnicas de Imobilização – CATI é uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo-a-corpo com agentes de segurança, onde a eficácia de suas técnicas é comprovada a cada dia nos diversos departamentos de polícia no Brasil, Estados Unidos e Europa. Empresa cujas preocupações e motivações são a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos, o trabalho em equipe e a eficácia na manutenção da ordem pública sem a utilização da força bruta.

Preocupações estas que vão ao encontro dos anseios da Guarda Metropolitana, sobretudo no que diz respeito a sua política de qualificação profissional, que busca sempre a excelência nos serviços prestados a sociedade.