17 julho 2013 às 12:51

Horta implantada no CRAS das 407 Norte promove segurança alimentar

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através da Diretoria de Proteção Social Básica e Gerência de Segurança Alimentar   implanta o  Projeto piloto  de Horta  nos CRAS.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmas  têm realizado diversas ações de promoção e valorização do ser humano, como as oficinas, cursos, palestras e atividades permanentes. Outro importante trabalho que vem sendo  desenvolvido no CRAS  da 407 norte é o programa de horticultura que teve início em março deste ano, revitalizado pelo senhor Anísio Rodrigues da Silva, que  há 16 anos trabalha com hortaliça.


As ações propostas pelo projeto  visam atender usuários que se encontram em vulnerabilidade social que pertencem a grupos  de convivência nos CRAS como: Projovem adolescente, gestantes e idosos, a fim de suprir as carências nutricionais que vai além do combate à fome  e à desnutrição conjugando assim ações de diferentes políticas sociais, tais como:  assistência social, saúde, educação, geração de renda e abastecimento alimentar.


Segundo o técnico administrativo e acadêmico de agronegócio, Eurisan Campos Valadares, o objetivo desse projeto é o de ocupar espaços nos CRAS, com a prática de horticultura, para melhorar a qualidade de vida das famílias e dos grupos. “A idéia desse projeto é expandir em todos os programas da Sedes a partir do mês de agosto e oferecer apoio técnico às famílias beneficiadas para a produção de alimentos desde o cultivo à colheita,” disse Valadares se referindo a motivação dos usuários a ter em seu próprio quintal uma pequena horta com alimentos frescos e saudáveis, sem agrotóxicos.


Para a Diretora de Proteção Social Básica, Jocelaine Lago Dalanora, o projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. “Por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estímulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. Também é esperado promover saúde e segurança alimentar   para que os participantes levem o aprendizado para os seus lares”, enfatizou.