I Fórum de Combate a Violência contra a Mulher encerra campanha 20 dias de ativismo nesta quarta, 7
Termina nesta quarta-feira, 7, a programação 20 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A mobilização voltada ao combate às diversas formas de violência sofridas pelo gênero será concluída com as discussões do I Fórum de Direitos Humanos e Combate a Violência Contra a Mulher. O evento está marcado para às 9 horas, e acontece na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes.
O I Fórum de Direitos Humanos e Combate a Violência contra a Mulher terá às 9h30 a conferência: Organização familiar brasileira na contemporaneidade com a professora Gizsselli Tamarozzi. Já às 10h15 está prevista a Mesa Redonda: Diferentes Contextos de Violência contra a Mulher, sob a coordenação da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Alessandra Ruita.
De acordo com a titular da Coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidades, Rosimar Mendes, a previsão é contar com 100 participantes no evento, entre técnicos, profissionais de saúde e pessoas ligadas à questão de gênero. “Esperamos poder contribuir com soluções para essa problemática social, que ultrapassa os limites do ambiente particular”, diz.
O encerramento do Fórum está previsto para às 12 horas, sendo que a participação é aberta para todas as pessoas interessadas.
Histórico
A Campanha de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991, por grupos feministas e movimentos de mulheres ligadas ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership). E atualmente ocorre em 159 países, entre o final do mês de novembro e o início de dezembro.
Internacionalmente, a Campanha tem início no dia 25 de novembro, para se adequar as datas de 25 de novembro: Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil é comum a campanha iniciar no dia 20, em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra.