08 outubro 2018 às 17:38

Idosos e crianças comemoram o Dia do Nordestino com muito forró pé de serra

Programação contou com sorteio de brindes, palestras e muita dança  



Idosos e crianças participaram da celebração ao Dia do Nordestino, nesta segunda-feira, 08, com a exibição do filme O Casamento da Ararinha Azul, além de apresentações de poesias, sorteio de brindes e muito forró pé de serra, na sede do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no setor Morada do Sol.

 

 

Um dos coordenadores do CEU, Ivan Lemos, explica que a programação se estendeu durante todo o dia e se dividiu entre filmes para a garotada e palestras para os idosos, com muita música e cultura popular.

 

 

Na parte da manhã e à tarde as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Semetinha do Saber, do setor Santa Fé 4, assistiram o filme O Casamento da Ararinha Azul, que se passa no interior da Bahia, com sotaque nordestino e fala do meio ambiente e de seus animais, com o intuito de integrar as crianças com seus antepassados do Nordeste.

 

 

Para a gestora do CMEI Sementinha do Saber, Jacilene Soares, essa interação é fundamental porque os idosos quando se encontram com as crianças gera uma riqueza muito grande, um presenciando uma alegria do outro.

 

 

Segundo o coordenador do Cras Morada do Sol, Deliel Barbosa dos Santos, nesta segunda se comemora o Dia do Nordestino com uma interação de várias gerações, com apresentações do filme com uma linguagem regional do nordeste. “Os alunos da rede municipal de ensino aprendendo sobre a riqueza popular e se confraternizando com o povo nordestino residente em Palmas proporciona muito prazer e diversão com poesias e muito forró”.

 

 

Agostinho Quitino Batista, 75 anos, morador de Palmas há 11 anos, filho de nordestino, ressaltou que essa integração social entre todos os povos brasileiros é muito importante para todos ali presentes. “Sem dúvida nenhuma o Nordeste é um destaque na nossa cultura, e todos nós do Norte temos um pouquinho daquela cultura em nossas vidas, por isso temos sempre que celebrar”.

 


Promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), o Dia do Nordestino recebeu a colaboração do Cras Morada do Sol e do CEU, para homenagear toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste do Brasil.  

 

 

 


Edição e postagem: Lorena Karlla

Tags: