Foto: ????????????????????????????????????
19 outubro 2015 às 15:03

II Fórum Municipal do Câncer discute prevenção

Profissionais da área de Saúde de Palmas estão participando II Fórum Municipal do Câncer que acontece no auditório da Unitins, em Palmas, nesta segunda-feira, 19. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa, e discute o tema com os profissionais da saúde, acadêmicos e demais representantes da sociedade.

 

O Fórum, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem os seguintes objetivos: promover o ensino entre os órgãos de saúde, articular estratégias para a implementação da política do câncer em Palmas, divulgar os resultados de ações já executadas no município pelos profissionais de saúde e discutir os principais tipos de câncer que acometem a população residente em Palmas.

 

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Peres, presente no evento há dois momentos que intensificam a ação institucional na luta contra o câncer de mama e uterino, especificamente referidos ao Outubro Rosa e a prevenção e o controle do câncer de próstata, referido ao Novembro Azul, são dois momentos no calendário em que as instituições públicas de saúde precisam fortalecer suas ações no sentido de sensibilizar e informar a população. “Ou seja, desenvolver ações de educações em saúde”, ressaltou Renata.

 

Já o diretor de Atenção Básica, Alessandro Pantoja, lembrou que até o momento mais de 1.800 exames preventivos ao câncer de colo uterino e 845 pedidos de mamografia foram realizados somente nos três “Dia D” já realizado desde o início da Campanha, e que todas as unidades de saúde do município participam da Campanha Outubro Rosa e realizam ações de conscientização e prevenção.

 

Segundo ele, a Saúde em Palmas trabalha semanalmente, mensalmente e anualmente para fazer essa campanha com a população. “Para que possamos conscientizar que é uma doença que pode ser diagnosticada precocemente”, ressaltou ele.

 

O evento acontece no auditório da Unitins, localizado na Quadra 108 Sul, e pela manhã é aberto ao público convidado, mas no período da tarde será restrito aos profissionais enfermeiros de Palmas, uma vez que instrumentos de trabalho serão criados em uma minioficina.

 

Tags: