11 agosto 2009 às 17:27

Implantação de tanques-redes é apresentada em reunião do Consórcio do Lago


Palmas está entre as cidades tocantinenses que poderão ser beneficiadas com a implantação de tanques-redes pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura. O ofício, solicitando tanques-redes na modalidade experimental para as cidades de Palmas, Lajeado, Miracema, Brejinho de Nazaré e Tocantínia foi encaminhado na tarde desta terça-feira, 11, após o encontro do prefeito Raul Filho e do presidente do Consórcio Intermunicipal do Lago, com o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Jozafá Ribeiro Maciel. A reunião, que aconteceu no Paço Municipal, contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Jorge Sahium; prefeitos e secretários municipais de agricultura das cidades que fazem parte do consórcio; técnicos do Naturatins e convidados.


 



Na ocasião foi exposto por técnicos do Naturatins, o funcionamento e benefícios de tanques-redes. Os prefeitos e secretários dos municípios consorciados demonstraram interesse em implantar em seus municípios fazendas de peixes, utilizando da técnica exposta.


 



A primeira cidade a ser contemplada com a instalação do criatório de peixes será Porto Nacional que já conta com uma estrutura de 3 mil m³ com 18 tanques. De acordo com o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Jozafá Ribeiro Maciel, “estima-se que até o final de setembro as instalações de Porto Nacional já estejam em pleno funcionamento”, enfatizou.



 


“É de suma importância a implantação destes tanques de piscicultura não só em Palmas, mas em todas as cidades que estão envolvidas no consórcio, pois irá movimentar a economia da região central do estado do Tocantins”, destacou o prefeito e presidente do consórcio, Raul Filho.