Assinatura do decreto foi realizada durante Semana do Meio Ambiente
Assinatura do decreto foi realizada durante Semana do Meio Ambiente – Foto: Júnior Suzuki
Meio Ambiente
07 junho 2025 às 12:16

Implantação do Jardim Zoobotânico de Palmas deve ter início em 2026

Documento reforça compromisso com a preservação das florestas, fauna e flora

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destinou a área para implantação do Jardim Zoobotânico da Capital em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na quinta-feira, 5. O anúncio havia sido feito durante a cerimônia de abertura oficial da Semana do Meio Ambiente e reforça o compromisso com a preservação das florestas, fauna e flora. 

O Decreto N.º 2.714 de cinco de junho de 2025, que considera o art. 110, III, da Lei Complementar N.º 400, de 2 de abril de 2018 (Plano Diretor Participativo do Município de Palmas), prevê a destinação da Área Verde Urbana (AVU), com as seguintes áreas:

AVSO 21, no Loteamento Palmas;

AVSO-31, no Loteamento Palmas,

AVSO-20, no Loteamento Palmas.

A competência da criação e implantação do Jardim Zoobotânico de Palmas é da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e o presidente Isac Braz da Cunha destacou a importância desse decreto para a capital mais jovem do país. “A assinatura do decreto, feita pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, foi a ‘cereja do bolo’ da Semana do Meio Ambiente. Nós já estamos com esse projeto em andamento e a expectativa é que no próximo ano a gente comece a implantar esses equipamentos. Serão o Jardim Zoobotânico, Horto Florestal, uma escola de educação ambiental e a sede da FMA. Essas obras, com certeza, serão um marco na administração do nosso prefeito e deixarão um legado para a comunidade palmense. Estou muito feliz com essa conquista”, agradeceu.

Ainda de acordo com o presidente da FMA, o Jardim Zoobotânico de Palmas e Horto Florestal será na AVU em frente ao Hospital Geral de Palmas (HGP), conhecido como Ama II, local onde já existe o Viveiro Municipal de Palmas.

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Denis Rocha