Inscrições abertas para oficina de caracterização da Escola Nacional de Circo
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Escola Nacional de Circo e apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) disponibiliza 25 vagas para Oficina de Caracterização – técnicas de composição da personagem e preparação do ator para montagem de espetáculo cênico.
Os interessados tem até o dia 08 de dezembro para efetuar inscrição no Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, de 08 às 18 horas. Mais informações no telefone 2111 2406.
Vinte vagas são destinadas aos artistas nas modalidades: palhaços, clowns, atores, atrizes, diretores teatrais, dançarinos, bailarinos instrutores e professores de teatro, dança e circo, com no mínimo três anos de experiência na área das artes cênicas. E cinco vagas serão preenchidas por iniciantes.
A oficina acontece de 09 a 13 de dezembro com duração de 20 horas, dividida em cinco módulos. O participante deve providenciar roupas velhas, assessórios como perucas, colares, chapéus, bengalas, boinas, óculos, entre outros para a produção do figurino de sua personagem para serem levadas para a oficina no primeiro dia de aula.
Sobre a oficina
Utilizar-se-á das técnicas de composição do Clown e do jogo cênico das máscaras larvárias como instrumentos básicos para a construção do universo da Caracterização (linguagem da comunicação e seus vícios, linguagem corporal e seus vícios, linguagem da expressão facial e seus vícios, composição do vestuário, condições físicas e estruturais, etc).
A oficina propõe a criação da personagem para a interpretação do Clown / Palhaço de forma inversa da habitual, ou seja, buscará criar a personagem partindo da construção do seu exterior (maquiagem, figurino, expressão de seus movimentos e de sua fala, sua inserção no tempo e no espaço) para alcançar seu eu interno (psique) e conseqüentemente seu drama pessoal e sua carga dramática (emoções, intenções, sensações, projeções, etc).