Inscrições para cursos do Pronatec podem ser feitas até o dia 14
Os interessados em participar dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) podem realizar a inscrição até o dia 14 de outubro. O curso, destinado a pessoas com ensino fundamental completo ou incompleto, terá carga horária de 200h/aula e previsão de início para o próximo dia 14. Ao todo são 300 vagas para cursos técnicos em diversas áreas, como computação, desenho de construção, vendas, eventos, área administrativa, entre outras. A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Gerência de Diversidade e Inclusão.
Os interessados podem fazer suas inscrições nas sedes das seguintes escolas, conforme a escolha do curso. Na Escola Municipal Luiz Gonzaga, na 503 Norte, para os cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Trabalhador Doméstico. Na Escola Maria Júlia, no Aureny III, para os cursos de Operador de Computador e Desenhista de Construção. E na Escola Antônio Carlos Jobim, na 1.206 Sul, para os cursos de Auxiliar Administrativo e Vendas.
Já na Escola Municipal Aurélio Buarque, localizada no Aureny I, devem se inscrever os interessados em fazer o curso de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. E na Escola Maria Rosa, no Setor Maria Rosa, estão abertas as inscrições para os cursos de Eletricista de Automóveis, Recepcionista e Organizador de Eventos. As aulas serão ministradas de segunda à sexta, no período noturno, e aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.
Segundo a gerente de Diversidade e Inclusão, Monique Wermuth, os alunos irão receber uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 203,00, para cobrir despesas com transporte e alimentação. “Serão duas parcelas neste valor para atender as necessidades de locomoção, lanches, entre outras eventuais despesas”, disse. Ainda segundo Wermuth, além de professores especializados, técnicos administrativos do Pronatec estarão à disposição para dar suporte aos polos.
O curso
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.