
Inscrições para o 10º Festival Gastronômico de Taquaruçu terminam nesta quarta, 20
Para os apaixonados por
gastronomia, sejam eles profissionais ou amadores, ainda dá tempo para preparar
aquela receita especial para participar do 10º Festival de Gastronômico de
Taquaruçu (FGT), que encerra suas inscrições nesta quarta-feira, 20. Os interessados
poderão usar sua criatividade para transformar em pratos os ricos ingredientes
como o pequi, coco de babaçu, carne de sol, chambari, pirarucu, surubim, dentre
outros ingredientes da rica gastronomia tocantinense, disponíveis nas feiras
livres da Capital.
O FGT tem como objetivo
principal valorizar os ingredientes culinários regionais e a criatividade na
elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem conter ingredientes
típicos da culinária tocantinense. Este ano festival conta com a inclusão de uma
cota especial de 35% destinadas aos moradores de Taquaruçu, o que corresponde a
25 barracas. Segundo o presidente da Agência Municipal de Palmas (Agtur),
Cristiano Rodrigues, essa é uma forma de valorizar a história dos pioneiros
deste projeto nesta 10º edição.
Os interessados poderão
inscrever seus pratos em uma das três categorias: “Comidinhas Salgadas”, que
são sanduíches, pamonhas, salgados, tapiocas, crepes, pastéis, tortas em geral,
pizza e cuscuz; categoria “Prato Salgado”, que deve obrigatoriamente consistir
em sua elaboração uma proteína com acompanhamentos, e a terceira será a
categoria “Prato Doce”.
Todos os participantes
deverão concorrer com uma receita inédita, em apenas uma das três categorias,
sendo estas distribuídas em 24 vagas para comidinhas salgadas, 30 para pratos
salgados, e 16 para pratos doces. Como aconteceu já no ano passado serão
pré-selecionadas as 100 receitas que mais se encaixam no perfil do evento, e
estas serão conduzidas para a etapa de degustação. As receitas inscritas e o
preparo dos pratos serão avaliados por profissionais da escola de Gastronomia
do Senac – Tocantins, para seleção dos 70 melhores que participarão do festival
que terá como critério principal a originalidade e criatividade.
Quanto à premiação foram
readequados os valores e categorias para que possam motivar os participantes a
buscarem a primeira colocação. Para isso, foram divididas da seguinte forma: 1°
lugar – R$ 5 mil, 2° lugar – R$ 2 mil, 3º lugar
– R$ 1 mil, sendo desta forma as três categorias do festival.
Inscrição
As inscrições poderão ser
realizadas no Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu (Catur), na Praça
Vereador Tarcisio Machado da Fonseca; e no Centro de Convenções Parque do Povo
de Palmas, no Plano Diretor Sul, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no
período de 14 a 20 de abril. Será cobrada uma taxa de R$ 50,00, que deverá ser
paga por meio de D.A.M, que poderá ser
retirada na Agtur (Centro de Convenções
Parque do Povo) ou no Catur de Taquaruçu, em horário comercial, mas para adiantar
o processo os participantes poderão imprimir as fichas técnicas no site e
levá-las preenchidas para a efetivação da inscrição, que estão disponíveis no
link http://www.palmas.to.gov.br/media/doc/12_4_2016_9_12_4.pdf