
Jogos Interclasses animam alunos em três unidades educacionais de Palmas
Competições envolvem modalidades que são praticadas nas aulas de Educação Física
Os torneios internos de três escolas da rede municipal de Palmas estão contagiando a comunidade escolar com a diversidade de modalidades e o número de equipes envolvidas. Os alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Anne Frank, Padre Josimo e Olga Benário estão participando dos tradicionais Jogos Interclasses das unidades.
Nesta segunda-feira, 27, aconteceram as solenidades de abertura com direito a todas as cerimônias de um grande torneio esportivo. Com o complexo esportivo decorado para o evento, o torneio interno do Olga Benário foi iniciado com acendimento da pira olímpica, hasteamento da bandeira, a execução do Hino Nacional e várias apresentações culturais.
O supervisor de esporte da ETI Olga Benário, professor Fabiano Vitório Marinho, disse que a realização dos jogos contribui para estimular a prática esportiva e também para trabalhar temas que são abordados em sala de aula. “Não é só a parte esportiva, as competições têm objetivo de integrar e reforçar comportamentos que são orientados durantes as aulas, como companheirismo, honestidade, igualdade, respeito, empatia e coleguismo”, destaca o educador.
O atleta Pedro Fagundes Weiner, aluno do 5º ano, conta que está se divertindo bastante com o início do campeonato. “O esporte une as pessoas, faz a gente conhecer amigos novos, traz as pessoas para a prática esportiva, como, por exemplo, eu, que estou jogando futebol, queimada e vôlei nos jogos da minha escola. É uma opção a mais de lazer na escola. Uma opção que todos gostam”, relata.
Professor de Educação Física, Rodrigo Carneiro, chama a atenção sobre o espírito cooperativo e de equipe que os grupos desenvolvem durante as competições. “Além do aluno dar o máximo de si no jogo, ele aprende a competir e respeitar os colegas e as regras. Observamos que as disputas são importantes para a integração e para o desenvolvimento social dos alunos. E a escola é o melhor local para ensiná-los a competir de maneira saudável”, avalia o professor.
As competições envolvem várias modalidades praticadas nas aulas de Educação Física. Nas três unidades, os jogos acontecem durante toda a semana, nos dois turnos.
Texto: Redação/Semed
Edição: Secom