Laudo atesta que praias da Capital estão próprias para banho
Estudos realizados por técnicos da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a FOZ|Saneatins para a obtenção dos laudos técnicos quanto à balneabilidade das praias da Capital concluíram que as mesmas estão próprias para banho. A análise bacteriológica que atesta a qualidade das águas, foi realizada nas praias das Arnos, Graciosa, Prata, Caju e Buritis.
A coleta foi realizada nos dias 02, 03, 04, 08 e 10 deste mês. Foi analisada a concentração do Número Máximo Permitido (NMP), das bactérias Escherichia coli a cada 100ml.
A Escherichia coli é abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Segundo o Boletim de Balneabilidade, as praias da Capital estão aptas para banho obedecendo aos critérios de balneabilidade (qualidade microbiológica), em conformidade com a Resolução CONAMA n°274/2000 em que as águas consideradas próprias para banho poderão ser subdivididas nas seguintes categorias, excelente, muito boa e satisfatória.