Mães aprendem mais sobre saúde do bebê durante Semana do Bebê nesta quarta, 28
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) faz programação especial, em comemoração à Semana do Bebê, para gestantes e mamães, nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 08h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Jardim Taquari.
No evento, as mamães e cerca de 110 gestantes vão apreender sobre a importância da amamentação exclusiva, cuidados necessários à saúde da criança, na primeira infância e direitos e segurança da criança.
Recursos
“Vamos utilizar teatro, fantoches e atividades artísticas para despertar a atenção das de adultos e crianças sobre temas como Saúde Bucal e Responsabilidade Ambiental” – enfatiza Érico Marvão, Coordenador do evento.
As gestantes e as mamães vão participar ainda, de minicurso de shantalla, técnica de massagens em recém-nascidos, que proporciona relaxamento e estreitamento dos laços entre mãe e bebê.
Semana do Bebê
As comemorações da Semana do bebê acontecem entre os dias 26 e 30 de setembro. Durante toda a semana, as Unidades de Saúde da Família (USF), da Capital estão desenvolvendo palestras em salas de espera, rodas de conversa com temas relacionados ao aleitamento materno, à prevenção de acidentes domésticos e violência contra crianças.
As atividades fazem parte do cronograma de ações que Palmas está desenvolvendo para alcançar o Selo Município Aprovado pelo Unicef, que certifica municípios da Amazônia Legal e Semiárido Brasileiro, com melhorias da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Incentivo ao aleitamento
A Capital do Tocantins já é destaque como primeira colocada no ranking de incentivo ao aleitamento na primeira hora de vida do bebê. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde (MS) de 2008, Palmas registra índice de 35,7% de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.
Na Capital, ao todo, 24 Unidades de Saúde da Família (USF) já integram a Rede Amamenta Brasil. “Nossa meta é elevar ainda mais os índices de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e o aleitamento complementar até os dois anos de vida” – explica Itamar Mota, responsável pela Área Técnica da Criança de Palmas.