27 agosto 2009 às 11:21

Mais de 80 pessoas participam de seminário para rede de proteção ao idoso

O Seminário para Institucionalização da Rede de Atendimento, Proteção e Defesa da Pessoa Idosa que começou na manhã desta quinta-feira, 27, e segue até o final da tarde, no Paço Municipal, já conta com a participação de cerca de 80 pessoas, representando instituições ligadas à causa da pessoa idosa.


 


A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Universidade da Maturidade (UFT), além da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Simone Fontinelle e a coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Eqüidades, Rosimar Mendes, representando o prefeito de Palmas, Raul Filho.


 


Em seu pronunciamento Rosimar destacou o empenho da Prefeitura da Capital em implementar ações que promovam o acesso dos cidadãos aos seus direitos primordiais. “Enquanto não conseguirmos retirar os preconceitos que existem na sociedade não teremos o acesso plenos aos direitos humanos. É por isso que é necessária a implantação de conselhos, a realização de seminários, de encontros como estes. É por isso que o prefeito Raul Filho investe nas ações da Comudhe”, destacou.


 


Até o final da tarde serão discutidas soluções para questões como os desafios propostos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, e as ações para a estruturação da própria rede.


 


De acordo com a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa, Simone Fontinelle, a idéia é que ao final do seminário sejam formatadas propostas para serem encaminhadas à Câmara dos Vereadores, uma delas, refere-se ao pedido de que recursos para a defesa da pessoa idosa sejam direcionadas diretamente às instituições que tratam do assunto.


 


O Seminário será encerrado às 18 horas. A participação é aberta aos interessados.