
Mais de cem alunos de ETI no Jardim Aureny III participam do Dia D da Guarda Metropolitana de Palmas
Ação nesta segunda-feira, 15, teve palestras e oficinas práticas que mostraram como é a atuação da GMP, Guarda Ambiental e Defesa Civil
A Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III, sul de Palmas, sediou, nesta segunda-feira, 15, o Dia D da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), uma ação-piloto que mobilizou mais de cem alunos, além de servidores e comunidade escolar. Realizado por meio do Programa Guardião Escolar, o evento dedicou toda a manhã a uma série de oficinas e palestras educativas voltadas para a formação cidadã e o policiamento comunitário.
O gerente do Programa Guardião Escolar, subinspetor Wellington Alves de Amorim, destacou o papel da iniciativa em aproximar a instituição da comunidade. “As oficinas e palestras servem para que a comunidade escolar conheça as atribuições da Guarda Metropolitana de Palmas, que envolvem desde a questão social ao policiamento comunitário”, explicou Amorim. A programação foi intensa e abordou temas cruciais para a segurança e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Foram ensinadas técnicas básicas de autodefesa com aulas de jiu-jitsu, na Oficina de Técnicas de Defesa Pessoal, ministrada pelo instrutor, GMP Rafael Pavão. No auditório, agentes da Divisão Ambiental falaram sobre o trabalho realizado pela corporação no combate a crimes ambientais e o trabalho educativo sobre meio ambiente nas instituições.
O guarda metropolitano Ricardo Santos explanou sobre “Dano ao Patrimônio Público: Impactos e Consequências”, detalhando sobre os impactos de depredações nos equipamentos públicos do Município e suas sanções. Agentes da Defesa Civil de Palmas abordaram o tema “Queimadas e os primeiros socorros”, demonstrando o uso correto de equipamentos de combate ao fogo e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já a guarda metropolitana Dinormanda Azevedo explanou sobre os “Pilares para uma Comunicação Assertiva”, focando no desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Projeto será expandido
“O projeto tem como objetivo a formação cidadã dos nossos jovens, que estão sendo preparados para a vida, e o fortalecimento da comunidade escolar e servidores em lidar no dia a dia com as vivências e experiências dentro da unidade”, afirmou. O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, reforçou o sucesso do formato e o futuro promissor da iniciativa. Ele acredita que o projeto-piloto deverá ser expandido, sendo levado para outras unidades escolares do Município como forma de fortalecer os vínculos da instituição com a comunidade escolar.
Texto: Marcio Greick
Edição: Juliana Matos


