Médicos e enfermeiros do Hospital Infantil recebem treinamento para enfrentamento da dengue
Uma equipe de Especialistas da Área Técnica da Dengue, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vai capacitar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, do Hospital Infantil de Palmas(HIP), para procedimentos adequados com pacientes suspeitos de dengue. O treinamento inicia nesta segunda-feira, 17, às 14 horas, nas dependências do HIP, localizado na 202 Sul, rua NS-B, lote 19.
Segundo Renata Peres Chaves, responsável pela Área Técnica da Dengue, os profissionais de saúde do HIP serão treinados em manejo clínico e conduta adequada com pacientes suspeitos de dengue, durante o atendimento hospitalar.
“Serão, ao todo, três dias consecutivos de capacitação, de 17 à 19 de outubro, com turmas distintas, para atingir o máximo de profissionais. Vamos orientar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para que se habilitem quanto ao diagnóstico precoce da doença e todos os procedimentos de conduta, para com as crianças, que apresentem sintomas da dengue”, explica a especialista.
Evitar agravamento
De acordo com Renata Peres, o objetivo do treinamento é evitar o agravamento do quadro clínico da doença e o óbito. “Se diagnosticarmos a dengue, em sua fase inicial, podemos adotar condutas que impeçam a evolução dos sintomas e, consequentemente, o óbito do paciente. A dengue é uma doença perigosa que mata, mas, pode ser curada se descoberta em tempo e tratada adequadamente”, assegura Renata.
Números
Em Palmas, foram confirmados, em 2011, 4.427 casos de dengue, sendo 25 diagnosticados como casos graves e 02 óbitos.