Agentes de trânsito durante blitz de rotina da região norte de Palmas – Foto: Lia Mara
Dados
12 dezembro 2025 às 15:16

Prefeitura de Palmas atua em ações de educação para o trânsito com foco em formar cultura de segurança viária em 2025 e autua maus condutores

Capital contabilizou mais de 157 mil autuações de trânsito entre janeiro e novembro deste ano

As ações de educação para o trânsito realizadas pela Prefeitura de Palmas em 2025 alcançaram crianças e adultos em 127 atividades, incluindo palestras em escolas e empresas, além de demonstrações com os óculos de embriaguez, que simulam os efeitos do álcool na direção. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar condutores e formar uma cultura de segurança viária entre motoristas e futuros motoristas.

Paralelamente às ações educativas, a Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sempdu) contabilizou mais de 157 mil autuações de trânsito entre janeiro e novembro deste ano. As infrações foram registradas tanto pela fiscalização eletrônica quanto pelo trabalho presencial dos agentes de trânsito. Os dados, divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sempdu), reúnem infrações captadas tanto por fiscalização eletrônica quanto presencialmente por agentes de trânsito.

Nos equipamentos eletrônicos, as infrações mais recorrentes continuam relacionadas à velocidade e ao avanço de sinal. Além da fiscalização eletrônica, os agentes de trânsito realizaram mais de 30 mil autuações, sendo a infração mais registrada transitar pela contramão em via sinalizada, com 7.705 registros.

Dirigir o veículo usando calçado inadequado obteve mais de 3,5 mil registros e a não utilização do cinto de segurança foi constatada em mais de 2,4 mil casos. O órgão também registrou 83 penalidades de suspensão do direito de dirigir. Confira abaixo os dados.

Credencial para vagas especiais

O levantamento da Secretaria aponta também que foram emitidas 121 credenciais de estacionamento destinadas a grupos prioritários: pessoas idosas e pessoas com deficiência. A credencial, que garante o uso das vagas reservadas em áreas públicas e privadas, tem validade nacional.

De acordo com o secretário-executivo de Trânsito, Alexandre Guerreiro, a fiscalização tem caráter preventivo e educativo. “Tanto a fiscalização eletrônica quanto as operações especiais de fiscalização acontecem em pontos estratégicos da cidade, e sempre com o objetivo de reduzir acidentes, preservar vidas e assegurar a circulação segura de veículos e pedestres. O cidadão palmense precisa contribuir fazendo a sua parte por um trânsito mais seguro”, frisou o secretário.

Autuações

97.676 condutores por excederem a velocidade em até 20% do limite permitido
14.985 por ultrapassarem a máxima em mais de 20% até 50%
2.020 motoristas por excederem a velocidade em mais de 50%
11.541 registros de avanço de sinal vermelho
29 autos de infração para condutores que pararam sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso

Texto: Samuel Cunha – Estagiário sob supervisão do jornalista Abelson Ribeiro

Edição: Secom Palmas