03 outubro 2009 às 10:11

Moradia digna é abordada no 1º Fórum de Sustentabilidade Socioambiental do Lago Sul

Garantir cidadania, por meio de acesso a condições dignas de moradia. Pautado neste objetivo é que teve início na noite desta sexta-feira, 2, no auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, no Jardim Aureny III, o 1º Fórum de Sustentabilida…

Garantir cidadania, por meio de acesso a condições dignas de moradia. Pautado neste objetivo é que teve início na noite desta sexta-feira, 2, no auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, no Jardim Aureny III, o 1º Fórum de Sustentabilidade Socioambiental do setor Lago Sul promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah).


 


A abertura oficial do Fórum, que terá continuidade neste sábado, 3, das 8h às 18h, contou com a presença do secretário da Sedumah, Eduardo Manzano; do gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Noel de Souza; do representante do Banco do Povo, Marilson Farinha; vereador Bismarque do Movimento, dentre outras autoridades.


 


O Fórum promoverá um encontro entre a comunidade, representantes do poder público e instituições sociais, para que juntos possam discutir e planejar ações visando o desenvolvimento sustentável do Lago Sul. O objetivo é contribuir com o crescimento da comunidade local, pautando a melhoria da qualidade de vida, a partir do atendimento das necessidades da população local.


 


“Estamos passando por uma revolução na área habitacional na história de nosso país com os diversos programas de moradia desenvolvidos nestes últimos anos. No entanto, precisamos nos atentar que não basta somente retirar a família de uma área irregular e beneficiá-la com uma moradia, é preciso proporcionar a ela dignidade. Pensando nisso, é que a equipe técnica da Sedumah organizou este evento”, destacou o secretário Eduardo Manzano.   


 


De acordo com a moradora e organizadora de eventos e cultura do Setor Lago Sul, Maria Helena Evangelista de Sousa, o evento é um momento ímpar para a discussão de resultados dos cursos profissionalizantes ofertados pela prefeitura aos moradores do Setor e aquisição de novos conhecimentos. “Tivemos ótimos resultados. Assim como eu, que fiz o curso de Customização, a maioria tem gerado renda com os conhecimentos adquiridos”, enfatiza Maria Helena.


 


Programação – 03/10


 


8h – Explanação metodológica do Fórum


Circuito de Palestras


8h15 – 1º Tema – Economia doméstica e qualidade de vida é coisa para a família


9h – 2º Tema – Meio Ambiente


9h45 – Intervalo


10h – 3º Tema – Meu próprio negócio


11h – 4º Tema – Políticas públicas locais


12h30 – Intervalo


Circuito de Mesas Redondas


14h – Economia doméstica e qualidade de vida é coisa para a família


14h55 – Meio Ambiente


15h50 – Intervalo


16h10 – Meu próprio negócio


17h – Políticas públicas locais


18h – Leitura da carta do Fórum e encerramento com apresentação artística.