
Moradores da Região Sul de Palmas recebem mais 660 unidades Habitacionais
Entrega foi feita na manhã deste sábado,20, em solenidade que contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e o prefeito Carlos Amastha.
Na manhã deste sábado, 20, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, entregaram 660 unidades habitacionais na região Sul da Capital. A primeira solenidade aconteceu no setor Lago Sul, e logo em seguida foram entregues as do setor Janaína. O evento contou com a presença do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Vandeir Ferreira, autoridades locais e comunidade beneficiada.
Ao todo foram entregues 660 unidades habitacionais, sendo 300 moradias no Condomínio Residencial Lago Sul I, 360 apartamentos divididos nos residenciais Javaé, Karajá e Krahô, localizados no setor Janaína. As habitações possuem em média 48m², e para àqueles que foram constatada alguma necessidade especial, as habitações foram adaptadas conforme a deficiência.
A primeira a receber sua moradia no Lago Sul I, cujas chaves foram entregues pelo ministro Occhi e pelo prefeito Amastha, foi a moradora Cleonice da Silva, 41 anos, natural do estado do Pará, mas que reside em Palmas desde 1989. Ela conta que vive em uma casa alugada com suas 4 filhas, inclusive uma com deficiência visual, e mais a família da sua irmã, no setor Santa Bárbara. “Parece que estou ainda sonhando, não vejo a hora de poder morar aqui com as minhas filhas, nunca tinha tive um imóvel, e este foi o melhor presente de Natal”, disse Cleonice, que recebeu a casa devidamente adaptada para as necessidades especiais da filha.
No setor Janaína foi a vez da dona de casa, Gesserly Noleto, que é portadora de Necessidades Especias (PNE), receber a tão sonhada casa, também toda construída para atender suas necessidades. Gesserly que mora em Palmas desde 1993, no Jardim Aureny I, com seus dois filhos, e paga aluguel de R$ 350,00 todo mês, estava visivelmente emocionada ao receber as suas chaves. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo, estou muito feliz e ainda não caiu a ficha, agora vou viver com dignidade”, disse a nova moradora.
Moradias dignas
Em seu discurso Amastha pediu ao ministro que repasse a presidente Dilma Rousseff, os agradecimentos por ter proporcionado aos palmenses moradias dignas como as que ele estava entregando, ressaltando que a visita do ministro será de grande importância para que possa conhecer como o dinheiro está sendo aplicado na Capital. “Ministro fizemos questão da sua presença nesta solenidade, leve até a presidente Dilma, como nós estamos fazendo os empreendimentos em Palmas, sei que agora você volta sabendo que estamos gerindo bem os recursos a nós concedidos”, disse Amastha.
O gestor também destacou que uma das prioridades nas construções de novas moradias, é construir residências em áreas nobres, promovendo o adensamento da cidade, e acabando com os vazios urbanos, que é um dos grandes gargalos da cidade. “Estamos fazendo moradias populares dignas, nunca farei uma moradia onde eu mesmo não possa morar, além disso, nossos empreendimentos estão em áreas nobres, com fácil acesso, e com todos os equipamentos municipais à disposição da população”, disse Amastha.
O ministro Gilberto Occhi agradeceu pela acolhida, e ressaltou a felicidade de estar presente em um momento tão importante da vida de tantos palmenses, que é receber a casa própria. Destacando também a boa localização dos empreendimentos habitacionais da Capital.
“Vejo que este condomínio tem aqui perto, tudo para garantir a dignidade dos seus moradores, como escolas, postos de saúde, acesso a transporte público, etc. Visitei uma ETI aqui perto, e estou impressionado com a qualidade da escola, e tenho certeza que as crianças terão prazer em estudar, como terão prazer em morar neste condomínio que está todo organizado, com até decoração natalina. Sei que vocês cuidarão muito bem dele, pois a maioria aqui é como a presidenta prefere que seja, pois ela tem a certeza que quem cuida melhor de uma casa é a mulher, e a elas é dado prioridade nos critérios de avaliação da habitação”, finalizou o ministro.
Minha Casa Melhor
Para o gerente regional da Caixa, Vandeir Ferreira, estas unidades entregues reflete não apenas uma simples moradia, e sim refletirá na qualidade de vida das pessoas. “Este tipo de empreendimento possibilita a retirada de muitas pessoas da área de risco, e além disso, proporciona dignidade às pessoas”, disse o gerente, que na oportunidade ainda anunciou o benéfico “Minha Casa Melhor” da Caixa Econômica Federal, onde cada um dos proprietários dos empreendimentos pode adquirir móveis e eletrodomésticos com juros baixos, no valor de R$ 5.000,00.