Músicos da ETI Eurídice de Mello fazem apresentações na capital do Brasil
Os músicos, alunos da Orquestra Sinfônica Dona Lindú e da Fanfarra ETI Sul da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, que tocaram para o Presidente Lula na Base Aérea de Brasília–DF, se apresentaram também, na última quarta-feira, 24, na abertura do Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada: Desafios e Experiências para as Políticas Públicas em Diferentes Países; e na Vila Militar da Marinha do Brasil.
As apresentações que foram aplaudidas de pé no Seminário Internacional, emocionaram os educadores, gestores governamentais e de universidades públicas brasileiras, bem como representantes do governo da Inglaterra, da França, da Espanha, da Finlândia, da Argentina e da Coréia do Sul que se reúnem para trocar experiências sobre Educação Integral e Jornada Ampliada.
Estavam presentes no primeiro dia do Seminário Internacional, o secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do Ministério da Educação (MEC), André Lázaro, a diretora da faculdade de educação da Universidade de Brasília (UnB), Carmenísia Gomes, a Gerente de Projetos da Organização dos estados Libero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Telma Texeira, a secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilce Rosa da Costa, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Secretário Municipal da Educação de Palmas, Danilo de Melo, o secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Denilson Costa, o secretário executivo do Conselho Nacional de Educação, Ataíde Alves e a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Jaqueline Moll.
Segundo o presidente da Undime, a Educação Integral é política de Estado, “e o MEC dá um suporte inicial com Programa Mais Educação, que tem feito a diferença na educação municipal de Palmas, assim percebemos a escola muito próxima da comunidade”, explicou Danilo de Melo.
Marinha do Brasil
Os músicos/alunos também apresentaram suas melodias na Vila Naval Visconde de Inhama (Vinani) a convite do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Foram cerca de 60 minutos com apresentações de músicas clássica e popular brasileiro (MPB) para aproximadamente 260 família residentes.
Segundo o comandante do CIAB, Léo Ferreira, a iniciativa de Educação Integral é ótima para o Brasil, “ela não só vem melhorando nosso país como irá construir um Brasil melhor, e vocês fazem parte dessa história” concluiu o comandante em agradecimento aos visitantes de Palmas.
Três Poderes
Após as apresentações os músicos visitaram a praça dos três poderes onde se encontram, harmônicos e ao mesmo tempo independentes entre si, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Na oportunidade eles puderam conhecer um pouco mais da história de Brasília, de Juscelino Kubitschek e ver de perto algumas obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
No Palácio do Planalto que está em reforma há um ano e três meses e desde então fechado a visitação, teve suas portas abertas aos músicos da ETI Eurídice de Mello que puderam conhecer as principais dependências do Palácio. As crianças, que percorreram cerca de 880 Km até Brasília, tiveram a oportunidade de adentrar no Congresso Nacional e conhecer um pouco da realidade dos governantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.


