26 outubro 2009 às 17:53

Mutirão e manifestação popular contra Dengue no Jardim Taquari

Liderados pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, segmentos organizados da sociedade, como líderes comunitários, estudantes promovem uma passeata, seguida de um grande mutirão de limpeza e combate a Dengue, nos dias 27, 28 e […]

Liderados pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, segmentos organizados da sociedade, como líderes comunitários, estudantes promovem uma passeata, seguida de um grande mutirão de limpeza e combate a Dengue, nos dias 27, 28 e 29 próximos, das 8 horas às 12 horas, no Jardim Taquari.

A manifestação, que acontece nesta terça-feira, 27, na área comercial do bairro, vai envolver agentes comunitários de saúde das Unidades de Saúde da Família (USF), agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), servidores do CRAS, alunos das escolas, Monte do Carmo e do Cemei Fontes do Saber, além dos Pioneiros Mirins. “É de fundamental importância a participação dos segmentos organizados da sociedade na prevenção e combate a dengue. Essa integração comunidade – Semus vem a cada temporada, unindo forças através desses mutirões” – enfatiza o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Bonilha.

Limpeza e educação

Serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas e do mosquito Aedes Aegypti, além de distribuição de material educativo e orientação dos moradores quanto à importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos. 

O objetivo da Semus é realizar inspeções domiciliares em todos os imóveis do bairro. Nas casas que estiverem fechadas, será deixado um comunicado, para que o morador faça o agendamento para a vistoria posterior. 

As ações são intensificadas como uma medida preventiva, devido ao período chuvoso, propício ao aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. 

Raio X

Levantamentos de técnicos do CCZ revelam que no Jardim Taquari, o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 0,16%. Mais de 80% dos focos positivos de dengue estão dentro das residências, classificados como tipo B, focos móveis (garrafas, vasilhames para tratamento de cães) e como tipos A1, caixa dágua elevada e A2, água para consumo no solo (baldes, galões). O IIP tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%. 

No Jardim Taquari, de janeiro a 20 de outubro, de 2009, foram notificados 44 casos de dengue, sendo que destes, 06 foram confirmados como doença. Na Capital, neste ano, foram confirmados 951 casos de dengue, 66%, a menos, que no mesmo período do ano passado.