
Mutirão reduz distância entre famílias carentes e serviços básicos
Projeto foi organizado pelo Cras 1304 Sul que é referência para 40 mil palmenses
Serviços de saúde, palestras, apresentações culturais, expedição e atualização de documentos e cadastro em programas sociais são alguns dos serviços oferecidos na manhã deste sábado, 30, pelo projeto Ação Comunitária: Promoção da Cidadania e Direitos Sociais, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) 1304 Sul.
Todos os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, na quadra Arso 111 (1103 Sul). A dona de casa Jesuita Pereira compareceu cedinho. Ela conseguiu atendimento da Receita Federal. “Foi bom porque pude tirar logo o que ele precisa, CPF então é algo que em todo lugar precisa”, disse.
Além de palestra sobre violência contra mulher com a delegada Suzana Fleury, houve recreação com o Corpo de Bombeiros, aferição de pressão arterial pela Secretaria Municipal de Saúde e orientação para quem busca o primeiro emprego também aconteceram. “Aproveitamos aqui para orientar jovens de 14 a 24 anos sobre como se candidatar ao primeiro emprego com carteira assinada se mantendo na escola, como diz a Lei do Aprendizado”, explicou Meg Pessoa, instrutora do Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi).
A coordenadora do Cras 1304 Sul, Maria Lúcia Aires, explicou que as parcerias foram importantes para levar às famílias assistidas pelo Cras serviços e informações que normalmente elas não têm acesso. “Muitas não tem condições financeiras mesmo de deslocamento ao Centro de Palmas para conseguir atendimentos básicos e a ideia foi facilitar esse acesso”, disse.
O Cras 1304
Sul, dentro da rede de serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, é a
unidade de referência para 40 mil pessoas residentes em quadras do Plano
Diretor Sul da Capital e assentamentos Coqueirinho e Taquaruçu Grande. O centro
oferece atendimentos voltados para proteção e assistência social a famílias em
condições vulneráveis.