
Na abertura de encontro, prefeitos de Florianópolis, João Pessoa e Vitória exaltam troca de experiências sustentáveis com a administração de Palmas
“Viemos aqui para aprender”, disse o prefeito de Florianópolis; exemplos de sucesso do Plano de Ação Palmas Sustentável estão na pauta do encontro na Capital, que segue durante a tarde.
Recebidos pelo prefeito Carlos Amastha no 2º Encontro de Prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e aberto nesta sexta-feira, 29, em Palmas, os prefeitos de João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) classificaram o encontro como mais um passo para trocarem experiências sobre questões práticas com o objetivo de ampliarem as suas ações em busca de tornar a administração das quatro capitais cada vez mais eficiente, moderna e sustentável.
“Viemos aqui para especialmente aprender”, afirmou Gean Marques Loureiro, prefeito da capital catarinense, que irá conhecer exemplos bem-sucedidos do Plano de Ação Palmas Sustentável, além de programas e iniciativas que demonstram os investimentos que Palmas tem feito para implantação de um modelo de desenvolvimento eficiente, moderna e sustentável.
O prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo Pires, frisou
que as quatro capitais da iniciativa de cidades emergentes e sustentáveis
demonstram fôlego em um momento estratégico da economia nacional. “É um momento
especial, em uma época de crise que se reflete no cotidiano das pessoas e que
se reflete em cobrança para as cidades. Somos quatro cidades que buscam um
investimento em longo prazo em todas elas. Estamos falando de um legado que
vamos deixar muito além destas gestões. Por isso, estamos aqui para discutir
questões práticas, colher o que tem de importante por aqui e que faz sentido em
nossas cidades. A gente precisa de planejamento porque as pessoas querem
qualidade de vida”, disse Pires.
Amigo da cidade
Além da oportunidade de conhecer Palmas, o encontro permite aos prefeitos visitantes assimilar conceitos aplicados no Município e que podem ser replicados nas outras capitais representadas. “O prefeito Amastha é conhecido em Florianópolis como amigo da cidade e é motivo de orgulho para nós vê-lo transformando Palmas. Se antes a cidade não existia nas comparações entre capitais, agora ela tem se destacado, e isso faz com que pessoas acreditem na cidade e invistam nela. Viemos ratificar essa oportunidade de investir um dia em troca de experiências. Temos muito a compartilhar e adaptar as nossas realidades, falar de dificuldades e descobrir os melhores caminhos”, disse o prefeito da capital de Santa Catarina, Gean Marques Loureiro.
“Defendemos uma visão de
mudança de cultura, que a iniciativa privada já abraçou, mas que no poder
público é algo que ainda é um desafio. Em Vitória, fazemos um governo
horizontal, que é um modelo de gestão que chamamos de “Reto”, porque queremos
fazer de um jeito rápido, eficiente, transparente e online. O nosso anfitrião em Palmas é um exemplo de alguém que tem
visão apaixonada por esta cidade e que faz com que ele se dedique muito a ela e
que a torna um exemplo para todos os municípios”, disse o prefeito da capital
do Espírito Santo, Luciano Rezende.