20 janeiro 2015 às 15:56

No Dia do Farmacêutico, Semus destaca avanços e modernização do sistema

Comemorando nesta terça-feira, 20, o Dia do Farmacêutico, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) destaca os avanços na área que possibilita aos palmenses a distribuição de medicamentos sempre disponíveis nas farmácias municipais.

 

O Município conta com 39 farmacêuticos e para garantir que não faltem medicamentos nas farmácias municipais a Prefeitura está investindo na modernização do sistema. Em 2014 foi criada a Central de Abastecimento Farmacêutico (Caf) que conta com três farmacêuticos e permite maior controle do estoque.

 

A gerente da Assistência Farmacêutica, Ana Célia Faria, destacou a importância e eficiência dos profissionais farmacêuticos. "Trabalhamos para garantir a população toda medicação em dia e sempre com atendimento de qualidade”, afirmou Ana Célia.

 

Sistema Horus

 

Foi implantado o Sistema de Abastecimento Farmacêutico – Horus, oferecido pelo Ministério da Saúde, que viabiliza a identificação em tempo real do estoque de medicamentos da Central e também nas demais farmácias municipais.

 

O objetivo é fazer o registro dos medicamentos que o paciente utiliza, facilitando o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, rastreio e controle fármaco epidemiológico dos medicamentos dispensados.

 

Rastreamento

 

É possível ainda realizar o rastreamento dos medicamentos que saem da Caf para as farmácias e das farmácias para os pacientes. Ao todo são 13 farmácias disponíveis para população em pontos estratégicos, sendo duas na Região Norte, três na Região Central e as demais na Região Sul.

 

Nos dois Caps os pacientes são atendidos por um farmacêutico e contam com a dosagem assistida. Há também uma farmácia do Henfil, em cada Upa e no Samu.

 

 

 

Tags: