Nesta quinta-feira, 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data instituída em 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades em saúde no mundo inteiro. Com a pandemia da Covid-19, a saúde pública passou por inúmeros percalços. Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) não mediu esforços para manter um serviço de qualidade à população não só da Capital, como também de diversos municípios do Tocantins.
Um reflexo desse trabalho contínuo à saúde pública, mesmo em meio a pandemia da Covid-19, que ainda não acabou, está na quantidade de atendimentos realizados no ano passado. De janeiro a dezembro de 2021, mais de 3 milhões de atendimentos foram feitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas, entre consultas com profissionais da saúde, cirurgias, procedimentos clínicos e diagnósticos.
A receita total da Semus foi outro avanço destacado no último ano. Nesse período, a Capital teve R$ 331.082.475,62 destinados para a Saúde, sendo que deste total a cidade aplicou R$ 190.710.170,48 de suas receitas próprias em benefício do setor. O montante representa 21,42% das receitas de todo o Município, índice maior que o mínimo determinado no Artigo 7 da Lei Complementar Nº 141/2012, que é de 15%.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução contínua dos casos também acarretou em melhorias no atendimento da Capital, como a normalização do atendimento das unidades especializadas, o retorno de todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) para a Atenção Básica. Segundo o Boletim Epidemiológico publicado nesta terça-feira, 05, mais de 500 mil doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas na Capital. Paralelo a esse número, o Município tem até a data, somente 19 casos da enfermidade ativos.
A rede municipal da saúde de Palmas possui hoje 100% de cobertura na Atenção Básica, que compreende desde o atendimento realizado pelas equipes de Saúde da Família (ESF), aqui inclui o trabalho de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e demais profissionais da saúde, e ainda o trabalho dos dos agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e as equipes de saúde bucal.
O Município também tem cobertura da Atenção Secundária por meio de atendimentos especializados e de urgência/emergência, em estabelecimentos de saúde como o Ambulatório de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (Amas), Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves, Policlínica de Taquaralto e as Unidades de Pronto Atendimento Sul, Norte e Taquaralto, entre outras.
Para o secretário da Saúde, Thiago Marconi, devido ao cenário de pandemia, a Saúde se tornou o epicentro das discussões nos últimos dois anos. Ele afirma que, especificamente sobre a Saúde de Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro determinou um maior investimento em saúde, aumentando o quantitativo de profissionais, bem como uma reestruturação das unidades.
“Como por exemplo a criação de mais uma UPA, lembrando que hoje nossas UPAs, apesar de não terem essa designação, possuem a estrutura de hospital, com equipamentos, materiais e profissionais de excelência, e ainda nossas Unidades Básicas de Saúde com equipes de Saúde da Família completas e equipes de vacinação trabalhando sem parar, a fim de imunizar a população. Neste dia, acima de tudo, parabenizo a todos os profissionais que se dedicam com amor à Saúde”, finaliza o gestor.