21 outubro 2013 às 17:22

No segundo dia de atividades na Coreia, profissionais da Educação visitam Instituto de Desenvolvimento Educacional

Os profissionais participantes da primeira missão internacional do Programa de Modernização da Gestão Escolar, promovido pela Prefeitura de Palmas, continuam na cidade de Seul, na Coreia do Sul, onde participam nesta terça-feira, 22, de mais uma série de atividades relativas ao curso de Gestão e Inovação da Educação.

 

As atividades de estudos do grupo começam às 10 horas, horário local, com uma visita ao Instituto de Desenvolvimento Educacional da Coreia. Na sequência, às 11 horas, os educadores participam de uma aula sobre a direção da educação Coreana ministrada pelo professor Hae Sook Ryu. No período da tarde, o grupo fará visitas a colégios locais.

 

 

O prefeito Carlos Amastha encontrará a delegação do Programa de Modernização da Gestão Escolar em Seul, na sexta-feira, dia 25.

 

 

Primeiro dia de estudos

 

 

O primeiro dia de estudos do grupo de educadores palmenses teve início na Universidade Myongji College, onde foram recebidos pelo reitor da instituição Kwang Woong Kim.

 

 

Em seu discurso, o reitor Kim ressaltou a importância das cidades investirem na educação de suas crianças, procurando compreender as experiências bem sucedidas desenvolvidas na Coreia. O reitor salientou que o modelo coreano, bem como, o da Myongji College busca sempre a excelência, sem perder a noção que aprender também deve ser algo divertido.

 

 

Após a acolhida, os educadores participaram de uma aula ministrada pela professora da universidade Leda Kim, que falou sobre as diferenças culturais e educacionais entre o Brasil e a Coreia. Em seguida, o grupo visitou a escola do ensino fundamental Myongi.

 

 

Depois do primeiro módulo, ministrado no Myongji College, os educadores, acompanhados da secretária da Educação, Berenice Barbosa, visitaram o Instituto de Desenvolvimento Educacional da Coreia, local onde são aplicadas as diretrizes educacionais do Ministério Coreano da Educação.

 

 

Segundo a professora Marta Pacheco, uma das integrantes da delegação palmense, foi um dia muito produtivo e de grande aprendizagem. “Sendo a Coreia um país de referência na Educação, tivemos a oportunidade de discutir sobre o Sistema de Avaliação Performace da Educação Coreana e sobre os segredos dos resultados significativos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Muitas experiências significativas e exemplos a seguir”, avaliou.

 

 

Para a educadora Maria José Diniz, professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Contos de Fada, o aprendizado é grande. “A experiência deste curso só aumenta nosso senso de responsabilidade, de vontade de realmente corresponder às expectativas que estão sobre os nossos ombros. Estamos muito felizes e com vontade de aprender e levar para Palmas e para nossas crianças muitas coisas novas e interessantes”, comemora.

 

Programa de Modernização da Gestão Escolar

 

 

O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas. O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa. Os selecionados serão divididos em três grupos de 30 e cada equipe irá para um país participar do intercâmbio. Quatro nações fazem parte do programa: Coreia do Sul, Cingapura, Finlândia e Itália. Os profissionais passarão uma semana no exterior com aulas de 10 horas diárias ministradas em inglês, com tradução simultânea para o português.