28 outubro 2017 às 20:03

Noite de premiação da Fecit 2017 destaca criatividade e inovação de projetos selecionados

Diversas apresentações culturais abrilhantaram evento, realizado na última sexta, 27, no auditório do Ceulp/Ulbra

O projeto “#Tudo Muda”, dos alunos Joelson Júnior, Josué Júnior e Ricardo Júnior da Escola Municipal Sávia Fernandes, conquistou o 1º lugar na categoria Nível Fundamental (6º ao 9º ano) da Fecit 2017. Já o 2º lugar, da mesma categoria, foi para o projeto “Guindaste Hidráulico”, do estudante Paulo Gabriel, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim. Os vencedores, que foram conhecidos na festa de premiação da Fecit – 2017, realizada na noite da última sexta-feira, 27, foram selecionados para representar Palmas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo.

 

 

Pelo individual do 6º ao 9º ano, o aluno Guilherme de Oliveira, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, conquistou a credencial para participar da Feira Internacional ExpoIngeniería, na cidade de San Jose, na Costa Rica.

 

Na categoria Nível Fundamental (1º ao 5º ano), os alunos Ana Vitória Cândido, Tiago da Silva e Ana Júlya, da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, ficaram em 1º lugar com o trabalho “Pequenos Cordelistas” e, juntamente com a professora e orientadora Leiliane dos Santos, receberam quatro tabletes. Já no individual, o aluno da Escola Municipal Monteiro Lobato, Guilherme Rafael Lopes Gomes, foi o ganhador da credencial para participar do XIV Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnolgia e Innovación 2018, em Ambato, no Equador.

 

Na categoria Programas de Aprendizagem Profissional, os alunos João Paulo Guimarães e Maria Clara Barros, da Rede de Aprendizagem e Promoção Social (Renapsi), ficaram em 1º lugar com o projeto “Redução de Custos Através da Energia Fotovoltaica” e conquistaram a credencial para participarem da Feira Internacional Youth Science Meeting, que será realizada em Lisboa, Portugal. Em 2º lugar os estudantes Maria Priscilla, Samuel Souza e Pablo Henrick, do Centro de Educação e Tecnologia (Cetec-Palmas), também receberam credenciais para Portugal.

 

Pela categoria Acadêmica, os estudantes Carla Campos, Leonardo Almeida e Mariana Noleto, do Ceulp/Ulbra, conquistaram o 1º lugar com o projeto “Arquitetura Vernacular: Uma abordagem da aplicação do adobe como elemento regional e sustentável”. Eles também receberam a credencial para a London International Youth Science Forum 2018 (LIYSF), em Londres, na Inglaterra.

 

Já o 1º lugar na categoria Acadêmica Individual foi para o acadêmico Natan Henrique Granetto, do Ceulp/Ulbra, com o projeto “Uso de aplicativos digitais na tomada e no processamento radiográfico em odontologia”. O aluno também vai participar de congresso científico em Porto, Portugal.

 

Cultura e arte

Diversas apresentações culturais abrilhantaram a noite de premiação da Fecit – 2017. Além da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Monsenhor Pedro Piagem e da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, a Escola Anne Frank levou um grupo de dançarinas da Ginástica Rítmica. O evento também contou com a participação especial da palhaça Tapioca e de Os Caco.

 

O evento contou com a presença da secretária Executiva da Educação de Palmas, Germana Pires Coriolano, e com a participação de representantes das seguintes entidades parceiras: Acipa, Senai; Faculdade Itop, Ceulp/Ulbra, UFT, ITPAC, CDL, Renapsi, CNA Inglês, UP Turismo, Senac e Sebrae.

 

(Edição: Iara Cruz)

Tags: