21 outubro 2022 às 14:25

Nota de Pesar – Zé Lourinho

Com  imenso pesar que a Fundação  Cultural de Palmas recebeu a notícia do falecimento do músico e compositor Zé Lourinho, ocorrido nesta quinta-feira, 20, no Hospital da Beneficência em Palmas  em consequência de insuficiência cardíaca e cardiopatia chagásica.

Zé Lourinho residia no Tocantins desde a criação do Estado. Ele chegou antes da construção da Capital, fazendo parte desde o início do cenário artístico de Palmas, tendo participado dos grandes eventos culturais da região.

Natural de Sumé, na Paraíba, José Carlos de Souza, o  Zé Lourinho, tocou com grandes nomes da música brasileira, como Osvaldinho, Elba Ramalho, César do Acordeon e Luiz Gonzaga. Na década de 80 fez parte da Banda da Polícia Militar de Goiás, especialmente do conjunto musical PM Show e acompanhou grandes artistas de Goiás, como Leandro e Leonardo, Zazá e Zezé, Lindomar Castilho, dentre outros. Participou, com conjunto próprio, de campanhas políticas em Goiás e Tocantins.

O artista gravou o CD Forró Rasgado com 12 composições próprias e gravadas com outros artistas. Também participou como intérprete de composição própria no CD Cantocantins. Um dos grandes sucessos de Zé Lourinho foi a música 'Tributo ao Tocantins'.

O músico, que era sempre atração confirmada no Arraiá da Capital, deixa um legado de talento, amor à arte, a  Palmas e ao Tocantins.

"Há muito tempo que eu moro nesse lugar. Eu vim pra cá quando tudo começou. Gosto daqui, Tocantins é terra boa", diz o trecho da música 'Tributo ao Tocantins', lugar em que Zé Lourinho  decidiu ficar e usar sua arte para alegrar os que como ele se apaixonaram por estas terras. https://www.youtube.com/watch?v=VyGicU-6dtc

 

 

Tags: