Novas residentes de enfermagem obstétrica conhecem estrutura da Atenção Básica de Palmas
Recepção e palestras foram realizadas na manhã desta segunda, 14, na sede da Semus; as profissionais da área obstétrica passaram por todos os setores da Atenção Básica para integração do trabalho
Na manhã desta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou a recepção e apresentação estrutural e profissional da Atenção Básica para as novas residentes de enfermagem obstétrica, que ingressarão no campo de prática da gestão na Coordenação Técnica dos Ciclos de Vida da Atenção Primária. As novas trabalhadoras, além da Semus, possuem campo de prática nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Hospital e Maternidade Dona Regina.
De acordo com a preceptora multiprofissional de Enfermagem da Semus, Yusely Sanchez, a oportunidade é para que as profissionais se integrem com os setores e conheçam como é gerida a Atenção Básica e a composição de todos os outros trabalhadores. “É de extrema importância que elas saibam agora como funciona todo o fluxo e todo o sistema da saúde municipal”.
A residente em enfermagem Elma Fontoura, 23 anos, explica que tem grandes expectativas em relação ao seu novo trabalho por ser sua primeira experiência além do estágio. “É um momento importante para que eu possa trabalhar com os coordenadores, com os outros residentes e fazer um bom trabalho na saúde.” Elma ainda ressalta que busca sempre aprender mais sobre o sistema de saúde e sua profissão.
Residência
O Plano Integrado de Residência em Saúde oportuniza a formação de profissionais de diversas áreas da saúde nos programas “Residência em Medicina de Família e Comunidade”, “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”, “Residência Multiprofissional em Saúde Mental”, “Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva”, “Residência em Enfermagem Obstétrica”, “Residência Médica em Oftalmologia”, “Residência Médica em Patologia”, “Residência Médica em Psiquiatria”, “Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos” e “Uniprofissional em Medicina Veterinária”.