18 agosto 2017 às 17:11

Novos integrantes do projeto Desenvolve Palmas começam a atuar junto aos empreendimentos de Palmas

Programa visa fortalecer a economia solidária e os empreendimentos coletivos

 

Novos integrantes do Projeto Desenvolve Palmas já assinaram seus contratos e iniciaram suas primeiras ações voltadas para o empreendedorismo coletivo e a economia solidária. O contrato de prestação de serviços é válido por 19 meses para atuação no projeto que é desenvolvido pela Prefeitura de Palmas e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego. Durante esta semana os novos integrantes realizaram visitas e consultorias junto aos artesãos e ceramistas instalados no Distrito de Taquaruçu.

 

Na próxima segunda-feira, 21, eles iniciarão a instalação de cinco unidades produtivas de confecções sendo uma no Jardim Taquari, Aureny III, Morada do Sol, Arno 43 e no Rodoshoping, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

 

“Esta é uma etapa onde os técnicos revisitam empreendimentos e mapeiam novas possibilidades”, explica o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kariello Coelho, acrescentando que o convênio trouxe investimentos de cerca de R$ 2 milhões, sendo que, “o maior objetivo do Desenvolve Palmas é fortalecer a economia local gerando emprego e renda para aquelas pessoas que estão em desamparo total; além de qualificar pessoas para o mercado de trabalho”.

 

 

Dentre os empreendimentos que estão sendo mapeados e implantados por meio do projeto o secretário destaca a Horta Empreendedora que funcionará no setor Taquari e as unidades de corte e costura que serão atendidas ainda neste mês.

 

“A equipe contratada é composta por três pessoas (pagas pelo convênio) e mais quatro servidores do quadro municipal”, explica o coordenador do projeto José Celso Carbonar, acrescentando que a ação foi criada “para implementar ações integradas de economia solidária, estruturando processos produtivos (produtos e serviços) para o desenvolvimento econômico e social, favorecendo empreendedorismo coletivo através de empreendimentos econômicos e solidários como associações e cooperativas”. 

 

Ainda de acordo com o coordenador, a equipe técnica contratada já iniciou os diálogos e visitas a empreendimentos para planejamento, implantação e assessoramento aos empreendedores coletivos. O projeto atenderá empreendedores instalados em territórios rurais e urbanos de Palmas. 

 

 

Projeto Desenvolve Palmas

 

 

O projeto Desenvolve Palmas é realizado por meio de convênio com Ministério do Trabalho e Emprego e fica instalado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego. Através dele são desenvolvidas ações de fortalecimento e fomento da economia solidária e de empreendimentos coletivos. 

A meta do Desenvolve Palmas é assessorar aproximadamente 25 empreendimentos, nas modalidades associações e cooperativas na Capital e, assim, criar cerca de 50 postos de trabalho diretos e mais de 200 indiretos.

Podem se cadastrar no Desenvolve Palmas empreendimentos como cooperativas de recicláveis, artesãos, horticultores, piscicultores, dentre outros. Os técnicos do programa ofertam assessoria técnica multidisciplinar sobre legislação e regulamentação, capacitação, aperfeiçoamento de produtos e comercialização.


Para mais informações o interessado deve ligar (63) 2111-0290
.




Edição: Lorena Karlla