Foto: Para atuar nos cenários de prática, residentes dos programas de residências devem passar pelo curso
21 março 2023 às 07:07

Novos residentes da Fesp fazem curso ‘Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde’

Aulas seguem até dia 13 de abril

Os residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) iniciaram na última semana o curso ‘Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde’, ministrado por tutoras da Fesp e profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As aulas acontecem na sede da Fundação no período noturno, uma vez que durante o dia os profissionais estão nos cenários de prática.

O curso compõe a carga horária teórica dos programas e teve início dia 13 de março e segue até dia 13 de abril, com temas como: Biossegurança, Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Atribuição dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), sistemas e-SUS, NotificaSUS e Sistema Nacional de Regulação (SisReg), Previne Brasil e outros.

Rita de Cássia Strapasson é enfermeira residente em Saúde Mental e está atuando no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II e disse que a residência está sendo uma experiência incrível.

“Estou gostando demais do curso, ele é necessário porque senão a gente chega sem saber coisas básicas como esses sistemas, os indicadores e temos que aprender a fazer os registros corretos. Eu nunca tinha atuado na parte de saúde mental, já tinha atuado em unidade de saúde, com imunização e são coisas completamente diferentes, todo dia uma coisa nova que a gente aprende, está sendo bastante rico, maravilhoso. Não achei que fosse gostar tanto, estou gostando bastante! 

Os cenários fazem parte da Secretaria da Saúde (Semus) e tratam das mais diversas unidades de saúde de Palmas, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II, Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul (UPAs), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede.

 

Tags: