03 novembro 2009 às 18:10

Obra do Minha Casa Minha Vida terá casas adaptadas para pessoas com deficiência


A primeira obra do programa Minha Casa Minha Vida em Palmas, que está em construção no setor Morada do Sol II, terá casas adaptadas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como os idosos. A localização das casas foi definida por uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Sedumah.



A Prefeitura de Palmas, por meio da Sedumah, é responsável pela seleção dos 300 beneficiários da obra, que está sendo construída pela M&V Construção e Incorporação Ltda, com recursos do Governo Federal. De acordo com a gerente de programas habitacionais da Sedumah, Valéria Lustosa de Alencar, a obra terá 12 casas adaptadas, entre as adaptações está a construção de rampas de acesso para cadeirantes, e barras de apoio nos banheiros, além de portas mais largas. 



Valéria esclareceu ainda, que a legislação determina que 3% das casas sejam adaptadas, neste caso, nove casas. Entretanto foi feita a opção pela construção de 12 unidades, para que mais pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida pudessem ser beneficiadas. Na seleção da casas que serão adaptadas foram observados fatores como a menor distância dos pontos de ônibus, para facilitar o acesso destas pessoas. 



Neste empreendimento do Minha Casa Minha Vida, serão construídas 300 casas no valor de R$ 38 mil cada, um investimento de R$ 11.400 milhões. As casas populares possuirão 35m², e são destinadas a famílias que possuem renda de até 3 salários mínimos.